Como estudantes avaliam a qualidade da Educação Profissional e Tecnológica? Um estudo com grupos focais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11078

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, Grupos focais, Consumo de serviços.

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é um tema ainda pouco investigado, apesar da importante posição ocupada pelo Brasil no cenário mundial. Neste trabalho o serviço de EPT foi abordado sob a perspectiva do próprio estudante, considerando-o um consumidor de serviços educacionais. Foram realizados grupos focais com 45 estudantes de três escolas da mesma instituição. Análises de conteúdo resultaram em avaliações positivas transversais, refletindo o padrão de ensino e a estrutura da instituição; enquanto avaliações negativas limitaram-se à especificidade de cada escola. Discute-se o estudante de EPT como consumidor, sem reforçar uma postura mercantilista da educação, privilegiando métodos de coleta de dados pertinentes às características dessa população de mais baixa renda.

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Biografia do Autor

Lude Marieta Gonçalves dos Santos Neves, Universidade de Brasília e Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do DF

Especialista Socioeducativo da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do DF

Doutoranda em Psicologia Socvial, do Trabalho e das Organizações, Universidade de Brasília

Fabio Iglesias, Universidade de Brasília

Professor do Depto. de Psicologia Clínica
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações & Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
Universidade de Brasília

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Publicado

23/08/2021

Como Citar

NEVES, Lude Marieta Gonçalves dos Santos; IGLESIAS, Fabio. Como estudantes avaliam a qualidade da Educação Profissional e Tecnológica? Um estudo com grupos focais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e11078, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.11078. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11078. Acesso em: 19 abr. 2024.

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