Tecnologia e educação ambiental

desenvolvimento do aplicativo Educoambiental para a preservação do rio Ceará-mirim/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15543

Palavras-chave:

Aplicativo móvel, educação ambiental, Ciência e Tecnologia, Rio Ceará-mirim

Resumo

Este artigo descreve o desenvolvimento e validação do aplicativo móvel Educoambiental, voltado para a educação ambiental e preservação do Rio Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte. Diversas abordagens metodológicas foram utilizadas, tais como levantamento bibliográfico, pesquisa documental, entrevistas com personalidades da região e desenvolvimento do aplicativo. A validação do aplicativo foi realizada por meio da participação de 212 estudantes e 67 professores, com o intuito de avaliar as funcionalidades e ressaltar sua relevância como uma ferramenta de suporte à educação ambiental. O Educoambiental demonstrou um potencial significativo para a promoção da conscientização ambiental e engajamento da população local na preservação dos recursos naturais do rio Ceará-Mirim.

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Biografia do Autor

Leandro Silva Costa, IFRN

Formado em biologia (licenciatura e bacharelado) com mestrado e doutorado (em conclusão) em bioquímica. Atua também como pesquisador na área de ensino de ciências, desenvolvendo trabalhos de pesquisa na região do Trairí/RN.

Pedro Baesse Alves Pereira, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2009) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016) sobre Gerenciamento de Projetos. Professor de Sistemas de Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) desde 2012. Possui experiência na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Software Livre e Agilidade em Projetos. Foco atual: Python, desenvolvimento web (Python - Flask) e móvel (React Native e Progressive Apps), agilidade em projetos, software livre e engenharia de software.

Leticia Cândido Soares, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Técnico em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2019). Experiencia na área de Educação, atuando nas seguintes temáticas: tecnologia, educação ambiental e inovação. Na atualidade é discente no Bacharelado de Engenharia Têxtil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Maihara Estefany Lima Silva , Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Desenvolvedora do Educoambiental, projeto de pesquisa e extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, do Campi de Ceará-Mirim. O Projeto tem como intuito promover a reeducação ambiental e um resgate cultural do rio Ceará-Mirim através de um aplicativo educacional.

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Publicado

20.08.2024

Como Citar

COSTA, Leandro Silva; PEREIRA, Pedro Baesse Alves; SOARES, LETICIA CÂNDIDO; SILVA, MAIHARA ESTEFANY LIMA. Tecnologia e educação ambiental: desenvolvimento do aplicativo Educoambiental para a preservação do rio Ceará-mirim/RN. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e15543, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15543. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15543. Acesso em: 21 maio. 2025.

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ARTIGOS

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