FORMAÇÃO TÉCNICA EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE NA ESCOLA DE SAÚDE DA UFRN
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2015.3344Palavras-chave:
Terapias Complementares, Medicina Integrativa, Educação Profissionalizante, Educação Baseada em Competências.Resumo
Este texto apresenta o Curso Técnico em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (TPICS), oferecido pela Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ESUFRN), com a finalidade de analisar os objetivos propostos no seu Projeto Pedagógico, descrevendo como os mesmos estão sendo alcançados ao longo da sua trajetória. As terapias alternativas e complementares vêm sendo gradativamente inseridas no Sistema Único de Saúde, assim, emerge a necessidade de preparar o profissional técnico para atuar com um perfil voltado para terapêuticas mais acessíveis à população que surtam efeitos benéficos sem a exigência de utilizar recursos dispendiosos ao sistema de saúde. O curso TPICS encontra-se na sua sexta turma de alunos, e já formou 96 técnicos desde agosto de 2010. Durante a formação, os alunos desenvolvem, entre outras competências, a noção de corporeidade no saber e fazer profissional para poder lidar com o holismo tão propagado nas políticas de saúde do Brasil, sendo estimulados a protagonizarem o processo de ensino e aprendizagem, estabelecendo uma relação crítica e progressiva ao longo do curso. A avaliação se dá de forma processual, dialógica e comprometida com o desenvolvimento pleno do aluno, nas dimensões humana, cognitiva, política, filosófica e ética. Contudo, observa-se que há a oferta de uma formação sólida considerando os princípios norteadores do Projeto Pedagógico do Curso a partir do pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, agregando questões técnicas à formação crítica e humanista, fortalecendo a promoção da saúde através de abordagens integrais de cunho preventivista.
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