O Ensino Integrado das Práticas de Análise de Alimentos pelo Uso de Procedimentos Operacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13649

Palavras-chave:

Análise de Alimentos, Procedimentos Operacionais, Sequência Didática.

Resumo

Para a realização de análises de alimentos, é necessário uma série de procedimentos. Quando várias são as análises a serem realizadas em um alimento é imprescindível que o analista consiga organizar as operações analíticas de forma integrada utilizando-se de uma lógica que viabilize o desenvolvimento do conjunto de análises. Diante disto, este trabalho visou a criação e implementação de uma sequência didática  que integre os procedimentos operacionais das análises mais rotineiras em alimentos. A integração das práticas analíticas contribuiu para que os alunos pudessem ter a percepção de como as diversas operações que compõem as análises de alimentos interferem-se mutuamente, proporcionando assim um aprendizado menos fragmentado e mais significativo.

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Biografia do Autor

Cláudia Veloso, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins

Engenheira de Alimentos, Técnica do Laboratório de Análise de Alimentos do campus Paraíso do Tocantins do IFTO. Mestranda do ProfEPT.

Rivadavia Porto Cavalcante, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Professor do Ensino Basico, Técnico  e Tecnológico 
do IFTO e do Programa de mestrado do ProfEPT. Doutor em Linguística e Práticas Sociais pela Universidade Federal da Paraíba ? (PROLING/UFPB). Mestre em Linguística e Práticas Sociais (PROLING/UFPB).  Licenciado e Bacharelado em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Mary Lucia Gomes Senna, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Professora do Ensino Basico, Técnico  e Tecnológico 
do IFTO e do Programa de mestrado do ProfEPT. Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Turismo pela Universidade Católica de Brasília.  Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP/IPEN).

Weimar Silva Castilho, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Professor do Ensino Basico, Técnico  e Tecnológico 
do IFTO e do Programa de mestrado do ProfEPT. Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás -  Mestre em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília  e Doutor em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília.

Wallysonn Alves de Souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Professor do Ensino Basico, Técnico  e Tecnológico 
do IFTO e do Programa de mestrado do ProfEPT. Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica de Goiás , mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás  e doutorado em Engenharia Elétrica pelo UNESP  - Campus de Ilha Solteira.

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Publicado

14/08/2023

Como Citar

VELOSO, Cláudia; CAVALCANTE, Rivadavia Porto; SENNA, Mary Lucia Gomes; CASTILHO, Weimar Silva; DE SOUZA, Wallysonn Alves. O Ensino Integrado das Práticas de Análise de Alimentos pelo Uso de Procedimentos Operacionais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e13649, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13649. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13649. Acesso em: 26 dez. 2024.

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