Políticas de gestão propostas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional do IFBA (2014-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12868

Palavras-chave:

Políticas de gestão, Plano de desenvolvimento institucional, Gestão democrática.

Resumo

Tendo em vista a realidade atual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e os objetivos e metas a serem alcançados, este artigo tem por objetivo analisar as políticas de gestão no Plano de Desenvolvimento Institucional no quinquênio de vigência (2014-2018) e o efetivo alcance da gestão para a comunidade. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. Como resultados foram encontrados três componentes enunciativos, todos formalmente dirigidos à perspectiva democrática, sendo primeiro por meio das diretrizes, segundo por meio dos objetivos e terceiro através dos mecanismos de monitoramento. Assim, para garantir a efetivação da gestão na perspectiva democrática, tem que se pensar no efetivo alcance das políticas estabelecidas e na superação das práticas autoritárias e centralizadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Jesus Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal da Bahia (2021); Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (2014).

Danilo Almeida Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Licenciado e Mestre em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC/BA (2008, 2011). Especialista em Ensino de Física pela Universidade Cândido Mendes - UCAM/RJ (2017) e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana - UFBA/UEFS (2019). É Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), atualmente no campus Ilhéus, ministrando aula em cursos Técnicos de Nível Médio na forma Integrada e Subsequente. Membro do corpo docente e Coordenador Adjunto Local (Vice-Coordenador) do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional) - ProfEPT/IFBA.

Referências

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson do Socorro. Referências sobre práticas formativas em Educação Profissional: O velho travestido de novo frente ao efetivamente novo. Boletim Técnico Senac: a R. Educ. Prof. Rio de Janeiro, v. 36, n. 2, maio/ago. 2010

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 01 maio 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 5.773, de 9 de maio 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 maio 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento Institucional/Diretrizes para elaboração. Brasília, DF, MEC/SESu, jun.2002. Disponível em http://www2.mec.gov.br/sapiens/pdi.html. Acesso em: 01 maio. 2019

FRIGOTTO, Gaudêncio. Trabalho, Conhecimento, Consciência e a Educação do Trabalhador: Impasses Teóricos e Práticos. In: GOMEZ, Carlos M. Trabalho e Conhecimento: Dilemas na Educação do Trabalhador. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a Crise do Capitalismo Real. São Paulo: Cortez Editora, 1995.

GRABOWSKI, Gabriel. Gestão e planejamento da educação profissional e tecnológica [recurso eletrônico] / Gabriel Grabowski. – Curitiba : Instituto Federal do Paraná, 2014. - (Coleção formação pedagógica; v. 6).

IFBA. Estatuto do IFBA. Salvador: IFBA, 2009. Disponível em: https://portal.ifba.edu.br/institucional2/documento/pdi/normas-e-leis/estatuto-do-ifba.pdf/view. Acesso em: 03 maio 2019.

IFBA. Plano de desenvolvimento institucional - PDI 2014/2018. Salvador, Ba: IFBA, 2014. Disponível em: https://portal.ifba.edu.br/menu-de-apoio/paginas-menu-de-apoio/pdi-2014-2018-publicado-pelo-consup-17-02-2017.pdf. Acesso em: 01 maio 2019.

IFBA. Projeto pedagógico institucional. Salvador, Ba: IFBA, 2013.Disponível em: https://portal.ifba.edu.br/proen/PPIIFBA.pdf. Acesso em: 01 maio 2019.

IFBA. Regimento Geral do IFBA: aprovado pela Resolução nº 2 6 do CONSUP, em 27/06/2013. Salvador: IFBA, 2013. Disponível em: https://portal.ifba.edu.br/salvador/institucional/documentos/regimento-do-ifba.pdf/view. Acesso em: 01 maio 2019.

KUENZER, Acácia Zeneida. Exclusão Includente e Inclusão Excludente: a nova

forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre trabalho e

educação. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; SANFELICE,

José Luis(orgs).Capitalismo, Trabalho e Educação.Campinas: Autores Associados, 2002, p.77-96.

KUENZER, Acácia Zeneida; GRABOWSKI, Gabriel. Educação Profissional: desafios para a construção de um projeto para os que vivem do trabalho. Perspectiva, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 297–318, 2006. DOI: 10.5007/%x.

LIBÂNEO, José Carlos et al. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10 edição revista e ampliada. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

LIMA, L. C. Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública? Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 129, p. 15-28, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/v34n68/0104-4060-er-34-68-15.pdf. Acesso em: 01 maio 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.57479

LUCK, H. Perspectivas da avaliação institucional da escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. Série Cadernos de Gestão, vol VI.

MARX, Karl. Instruções para os delegados do Conselho Central Provisório: as diferentes questões. Lisboa: Avante Edições, 1982. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/marx/1866/08/instrucoes.htm. Acesso em: 16 maio 2019.

MARX, Karl. Teses sobre Feuerbach. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Ciências Humanas, 1986, p. 125-128.

MÉSZÁROS, Istvan. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008. Disponível em: http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/a-educacao-para-alem-do-capital-istvan-meszaros.pdf/at_download/file Acesso em: 15 maio 2019.

MOURA, Dante Henrique, LIMA FILHO, Domingos Leite, Mônica Ribeiro, SILVA. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação v. 20 n. 63 out.-dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n63/1413-2478-rbedu-20-63-1057.pdf Acesso em: 15 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206313

NARDI, Elton Luiz. Gestão democrática do ensino público na educação básica: dimensões comuns e arranjos institucionais sinalizados em bases normativas de sistemas municipais de ensino. Educação em revista [online]. 2018, vol.34, n.68, p.123-136. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40602018000200123&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 01 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.57218

PACHECO, Eliezer. Institutos Federais Uma revolução na educação profissional e tecnológica, 2011

PARO, Vítor Henrique. Escritos sobre educação. São Paulo: Editora Xamã, 2001

PARO, Vítor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 4 ed. - obra revista e atualizada. São Paulo: Cortez Editora, 2016.

Downloads

Publicado

18/11/2024

Como Citar

MARQUES, Paula Jesus; SOUZA, Danilo Almeida. Políticas de gestão propostas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional do IFBA (2014-2018). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e12868, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12868. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12868. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.