SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. – 2. ed. rev. e ampl. – Campinas, SP: Autores Associados, 2017.
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2019.8218Keywords:
Dermeval Saviani, Sistema Nacional de Educação, Plano Nacional de Educação, Políticas Educacionais, Educação pública no Brasil.Abstract
Na resenha, objetiva-seapresentar, refletir e tecer uma narrativado livro “Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas”,uma retrospectiva da ideia e do conceito de sistema e do plano nacional de educação. Surgiu na década de 1930, pelos Pioneiros da Educação Nova, pelo Manifesto de 1932, na constituição de 1934. Entre os anos 1960 e 1990, na LDB 4.024/61 ea ditadura militar (1964-1985), silenciando o tema, voltou na Constituição de 1988. Na década de 1990, no plano decenal educação para todos, em 1993, e no governo FHC, na LDB9.394/96 e o PNE (2001-2010), que fora vetado, quanto ao financiamento. No governo Lula, o projeto de 2010, e no governo Dilma-Temer, pela transformação do projeto de 2010 no PNE (2014-2024), e, dos retrocessos causados pelo golpe de 2016 e da PEC 95/2016. O livro é uma leitura indispensável aos educadores do Brasil.
Downloads
References
SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. – 2. ed. rev. e ampl. – Campinas, SP: Autores Associados, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The author in submitting the article transfers the copyright to the journal. The Brazilian Journal of Professional and Technological Education reserves the copyright to all articles published in it.


















