IMPLANTAÇÃO DA UNED/ETFRN EM MOSSORÓ: A PRIMEIRA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FEDERAL NO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2017.6329

Palavras-chave:

Educação Profissional, PROTEC, História das Instituições Escolares.

Resumo

O artigo ora apresentado trata-se de parte de uma pesquisa de mestrado realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Seu objetivo é analisar a implantação da Unidade de Ensino Descentralizada (UNED) da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte, em Mossoró, no interior do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Técnico (PROTEC). O estudo configura-se como uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, em que lançamos mão de uma variedade de fontes: revisão de literatura, documentos e entrevistas. Como resultados, destacamos que a criação dessa instituição de Educação Profissional é resultado de uma política de crescimento econômico voltado para a industrialização, a qual necessitava de mão-de-obra especializada. Já a criação da UNED em Mossoró se explica pelas condições favoráveis daquela cidade em termos econômicos. A instituição era vista como fator de desenvolvimento para o interior do Rio Grande do Norte.

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Biografia do Autor

Karla da Silva Queiroz, UFRN

Bacharela em Serviço Social (UERN), mestra em Educação (IFRN) e assistente social da UFRN/Natal.

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em História (UFPB), mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UERN), doutor em Educação (UFRN), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA).

Referências

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Publicado

18/12/2017

Como Citar

QUEIROZ, Karla da Silva; SOUZA, Francisco das Chagas Silva. IMPLANTAÇÃO DA UNED/ETFRN EM MOSSORÓ: A PRIMEIRA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FEDERAL NO RIO GRANDE DO NORTE. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 13, p. 170–181, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2017.6329. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6329. Acesso em: 27 dez. 2024.

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