A EXPERIÊNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE: unindo teoria à prática

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DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5730

Palabras clave:

formação de professores, educação profissional, pesquisa como princípio formativo

Resumen

Este texto tem como objetivo discutir a pesquisa como princípio educativo na perspectiva da formação continuada do docente, a partir da experiência vivenciada na disciplina Formação de Professores para Educação Profissional, referenciada nas discussões de Demo (2000) e Echeverría (2002) sobre a pesquisa como processo formativo; de Tardif (2002) e Candau (sd) sobre a formação docente; e de Machado (2008), Araujo (2008),  Moura (2006) e Souza (2013) sobre a formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Tentando unir teoria à prática, objetivou-se, na disciplina, a integração do conteúdo a ser ministrado em sala de aula com a experiência mesma do fazer científico na perspectiva de que o trabalho final da disciplina se revestisse de um caráter científico-reflexivo, ao mesmo tempo, inovador e que levasse também à produção de conhecimento na área. A pesquisa se desenvolveu em três campi do IFRN investigando três categorias gerais: identidade docente, prática pedagógica e percepção sobre EP. Para a coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada gravada, cujas transcrições foram socializadas entre os alunos para que cada grupo pudesse analisar a categoria a qual havia escolhido. Como resultado da pesquisa, tivemos a produção de quatro artigos por parte dos alunos, versando sobre as diferentes categorias analisadas.

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Publicado

15/06/2017

Cómo citar

FERREIRA, Ilane Cavalcante; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. A EXPERIÊNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE: unindo teoria à prática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 16–35, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2017.5730. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5730. Acesso em: 18 may. 2024.

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