A FORMAÇÃO DOCENTE E A PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.8603

Palavras-chave:

Permanência e êxito, Formação docente, Educação não formal, Busca ativa

Resumo

Compreender melhor os mecanismos de evasão, principalmente aqueles do âmbito de atuação docente, é importante para combater esta crítica problemática. Portanto, o objetivo deste artigo é evidenciar o alcance da relação entre ensino, pesquisa e extensão, enquanto práxis docente que alinha o conhecimento científico-tecnológico, a vivência do trabalhador e a formação docente em favorecimento da permanência e êxito discente. A partir dos resultados encontrados curso FIC em flexografia ofertado, conclui-se que, uma adequada formação docente pode ser fortemente estimulada por meio da educação não formal. A busca ativa minimizou a evasão e possibilitou um significativo engajamento dos trabalhadores, o qual foi pautado na relação de proximidade desenvolvida entre docente e discente.

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Biografia do Autor

Eduardo do Nascimento Karasinski, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina IFSC

Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão / Ciência e Engenharia de Materiais / Curso Técnico em Plásticos

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Publicado

03/10/2019

Como Citar

DO NASCIMENTO KARASINSKI, Eduardo. A FORMAÇÃO DOCENTE E A PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 17, p. e8603, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.8603. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8603. Acesso em: 28 mar. 2024.

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