O Ensino Médio Integrado na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina:

repercussões da Lei 13.415/2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18204

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado; Reforma do Ensino Médio; Santa Catarina.

Resumo

O artigo apresenta reflexões acerca da oferta do Ensino Médio Integrado pela Rede Estadual de Santa Catarina, destacando as repercussões sobre tais cursos após a Reforma do Ensino Médio produzida pela Lei n. 13.415/2017. Metodologicamente o artigo possui abordagem qualitativa e se utilizou de estudos bibliográficos, análise documental e dados de duas pesquisas de campo. Os estudos demonstraram que a reforma do ensino médio repercutiu sobre a formação dos jovens que frequentam o Ensino Médio Integrado, sonegando-lhes o direito à formação geral básica, tanto pela redução da carga horária, quanto pela instituição de uma carga horária não presencial. As escolas vêm perdendo sua autonomia e os jovens, que tiveram a promessa do protagonismo quanto às suas escolhas, estão sendo subsumidos às decisões dos gestores e daqueles com os quais dialogam ou sofrem influências à uma formação geral básica precarizada e uma formação profissional ajustada para a formação de mão de obra que atenda aos interesses do mercado.

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Biografia do Autor

Filomena Lucia Gossler Rodrigues Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste (1997), mestrado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba (2009), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e Pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2024) Exerceu a função de Integradora de Ensino Médio e Profissional na Gerência de Educação de São Miguel do Oeste no período de 2005 à 2007 e de Supervisora de Educação Básica e Profissional nos anos de 2008 e 2009. De 2016 a 2018 coordenou o processo de elaboração da proposta de criação do Programa de Pós-graduação em Educação do IFC (PPGE-IFC), o qual foi aprovado pela CAPES em 2018.Atualmente é professora nos cursos de licenciatura e no Mestrado em Educação e Coordenadora Adjunta do PPGE-IFC. Coordenou o PPGE-IFC entre dezembro de 2018 à março de 2023. Realiza pesquisas nas seguintes áreas: Políticas Públicas de Educação, Educação Profissional, Ensino Médio e Formação de Professores. É membro e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos do Instituto Federal Catarinense e membro do Grupo de Pesquisa EMpesquisa - Ensino Médio em Pesquisa. Coordenadora Adjunta do Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina. Integra o grupo coordenador da pesquisa nacional Relações entre o Novo Ensino Médio e o currículo integrado: uma análise dos IFs/CNPQ. Coordenou o Eixo Trabalho e Educação da Anped Sul de 2024.

Janice Kleemann Thomé da Cruz Bunn, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992/1995), especialização em Gerontologia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1996/1997). Atuou como professora de natação e hidroginástica na Academia de Natação Yoko no período de 1996 a 1999. Criou e coordenou o Projeto Ginástica para a Terceira Idade, vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social, em São José/SC, atuando como professora de ginástica e dança folclórica para idosos de 1997 a 2007. Professora efetiva do Estado de Santa Catarina, de 2000 a 2011 atuou como professora de Educação Física na educação básica, ensino fundamental e médio. Na secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, de 2013 a 2015, atuou com a Educação Escolar Indígena na Gerência de Modalidades e Diversidades Curriculares, de 2016 a 2019 exerceu a função de Coordenadora da Educação Técnica e Profissional, de nível médio, na Gerência do Ensino Médio e Profissional na oferta de cursos técnicos pelas escolas e Centros de Educação Profissional/CEDUPs, da rede estadual de ensino. Atuou na Gerência de Políticas Educacionais, participa da elaboração da Política de Ensino Médio para o Estado de Santa Catarina, foi conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher-CEDIM e do Conselho Estadual de Entorpecentes-CONEN, de 2109 a 2023. Atualmente trabalha na Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Educação. Mestranda em Educação no Instituto Federal Catarinense, Campus Camboriú.

Referências

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Publicado

08.11.2025

Como Citar

SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues; BUNN, Janice Kleemann Thomé da Cruz. O Ensino Médio Integrado na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina:: repercussões da Lei 13.415/2017. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e18204, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18204. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18204. Acesso em: 8 nov. 2025.

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