Performance of the Graduate Program in Professional Education (PPGEP-IFRN) for Teacher Training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.16112

Keywords:

Teacher Training; Professional and Technological Education; PPGEP.

Abstract

The Postgraduate Program in Professional Education (PPGEP) offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN) is a possibility for training teachers in Professional and Technological Education (EPT). This article aims to highlight how the Program sought to meet the demands for professional training for EPT teachers. To this end, qualitative, documentary and field research was carried out, through semi-structured interviews with two founding professors of PPGEP. Discursive Textual Analysis (ATD) was used to analyze the data. As a result, the context of expanding EPT stands out as important for the emergence of PPGEP and that the program has achieved its initial proposal, according to the teachers interviewed.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Johnattan Eduardo Lima da Silva , Instituto Federal de Educação

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Também graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Potiguar (UnP). Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Tatiana Losano de Abreu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Graduada e Mestre em Economia pelo Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal da Paraíba (PPGE-UFPB). Também possui mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) na área de ensino. Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação Profissional - PPGEP, oferecido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Atua como professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, no campus de Guarabira-PB. É membro e fundadora do Núcleo Catalisador de Empreendimentos Solidários (NUCAES), núcleo atuante no brejo paraibano desde 2015. Tem desenvolvido projetos de pesquisa e extensão com vistas ao fortalecimento dos Empreendimentos de Economia Solidária. Também tem interesse em desenvolver pesquisa e extensão nas áreas de Educação, seja educação em espaços formais e não formais de ensino e formação docente.

José Mateus do Nascimento , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Pedagogo, possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006); Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, História Social da Infância e passa a atuar em pesquisas relacionadas à Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional no NUPED (Núcleo de Pesquisa em Educação) do IFRN - Campus Natal Central; Integra o corpo docente permanente do PPGEP - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN, vinculado a Linha de Pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional; Coopera com o Grupo de Estudos Fundamentos da Educação e Práticas Culturais (CE -UFRN); colabora com o GEPeeeS - Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Etnias e Economia Solidária (UFPB - CCAE - Campus IV) e com o NUPEI - Núcleo de Pesquisa em Educação Inclusiva (IFRN-CNAT).

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Instituto Federal de Educação

  1. Pós-Doutorado pela Universidade do Minho em Portugal e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Piauí. Doutorado e Mestrado em Ciências da Educação pela UFRN. Pedagoga, Psicopedagoga, Psicanalista e Jornalista pela UFRN. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão, internacionalização e inovação. No IFRN, atua como Professora do Programa de Pós-Graduação Acadêmica (PPGEP/IFRN), do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF/IFRN) e dos Cursos Superiores de Graduação. Coordenadora Institucional do Programa Pibid/IFRN financiado pela agência de fomento CAPES, no período de 2013 até 2018. Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica/IFRN financiado pela agência CAPES, de 2018 até o ano corrente. Coordenadora do Projeto de Extensão "Diálogos sobre Capital Cultural e Práxis do IFRN", desde 2017. Membro dos Grupos de Pesquisa credenciados ao CNPQ: "Escola Contemporânea e Olhar Sociológico (ECOS), da UFRN?, "Observatório de políticas públicas de educação profissional (OPPEP)" e ?Observatório da Diversidade (ObDiversidade) do IFRN?. Integra a Associação Científica Internacional de Psicopedagogia (ACIP) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). No Jornalismo, integra a equipe de redação e de reportagem do veículo de comunicação ?Potiguar Notícias? (portal eletrônico, rádio, TV digital e redes sociais). As atividades profissionais realçam proximidade com os campos epistêmicos: Formação de professores, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Básica, Ensino Superior, Processos Cognitivos, Teorias da Aprendizagem, Teorias da Comunicação e Espaços Educativos não Escolares.

Ana Lúcia Sarmento Henrique , Instituto Federal de Educação

Sou lotada no IFRN, como professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Possuo graduação em Letras - Licenciatura Plena com Inglês, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1983), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madrid. Fui Coordenadora da UAB no IFRN até 2010 e Coordenadora-adjunta da Universidade Aberta do Brasil no IFRN até 2012. Atuei na elaboração de material didático da disciplina de Língua Portuguesa para a modalidade de Educação a Distância no Programa PROITEC e para o curso Técnico de Nível Médio Integrado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (presencial). Atuei como professora na especialização do PROEJA (2008, 2009 e 2010), na Especialização em Português e Matemática numa perspectiva Transdisciplinar na Modalidade EAD , no curso de Aperfeiçoamento de Professores do Município (2009, 2010 e 2011), no Curso de Aperfeiçoamento em Gestão em EaD (2013, 2014) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional. Sou lotada no Campus Natal Zona Leste - EAD, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Atualmente Coordenadora do GT 18 da ANPED (educação de Jovens e adultos) e Coordeandora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN). Temas de Interesse: Educação, educação profissional, formação de professores para a educação profissional, Educação de Jovens e adultos.

References

ABREU, T. L.; CAVALCANTE, I. F.; HENRIQUE, A. L. S.; A prática do tripé ensino, pesquisa e extensão para a formação dos docentes dos Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 22, p.1-18e12817, Nov. 2022. ISSN 2447-1801. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12817

BERNARDES, J. Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: foco na avaliação, na regulação e na supervisão. In: Simpósio de Política e Administração da Educação – ANPAE, 29. 2019, Curitiba. Anais […]. Curitiba: UFPR, 2019. P. 1-4.

CARNEIRO, I. M. S. P.; CAVALCANTE, M. M. D. A produção acadêmica da formação de professores na educação profissional. Holos, v. 03, p. 201-227, 2018. Disponível em: < http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5993. > Acesso em: 30 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2018.5993

CIAVATTA, M; RAMOS, M. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, 2005. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/viewFile/45/42. Acesso em: 30 mar. 2023.

CURADO SILVA, K. A. C. P. C. Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítica emancipadora. Revista do Centro de Ciências da Educação. Florianópolis, v. 36, n. 1, p. 330 – 350, jan./mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p330

IFRN. Projeto de Ampliação Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) por meio da criação do curso de doutorado. 2018. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/ensino/ppgep/documentos/projeto-de-criacao-do-doutorado Acesso em: 07 fev. 2022.

MACHADO, L. R. de S. Políticas de formação de professores: notório saber e possibilidades emancipatórias. Retratos Da Escola, 15(31), 95–109, 2021. https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1262 Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1262/pdf Acesso em: 07 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1262

MACHADO, L. R. S. Diferenciais Inovadores na Formação De Professores para a Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 8–22, 2015. DOI: 10.15628/rbept.2008.2862. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2862. Acesso em: 30 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2862

MACHADO, L. R. S. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: MOURA, D. H. (Org.). Produção do conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas: Mercado das Letras, 2013, p. 347-362.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 28 Ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

MORAES, R.; G, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.

MOURA, D. H. A formação de docentes para a Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n. 1, p.23-38, jun., 2008. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863. Acesso em: 07 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2863

MOURA, D. H. Trabalho e formação docente na Educação Profissional. 1. Ed. Curitiba: IFPR – EAD, 2014.

MOURA, D. H. (Org.). Produção de conhecimento, políticas públicas e formação docente em Educação Profissional. 1. Ed. Campinas/SP: Mercado de Letras, p. 385-407, 2013.

RAMOS, M. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (org.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. P.106-127.

RATTIS TEIXEIRA, P. M.; DAIA FIRMIANO, F. A Situação da Classe Trabalhadora no Brasil e a Pandemia da Covid-19. Revista da ABET, [S. l.], v. 20, n. 2, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.1676-4439.2021v20n2.53846. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/abet/article/view/53846. Acesso em: 30 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2021v20n2.53846

SILVA, F. L. G. R. Plano Nacional de Educação e seus desdobramentos sobre as novas diretrizes para a formação de professores da educação profissional: identidades profissionais em construção. Holos, v. 06, p. 156-177, 2016. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4986 Acesso em: 30 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2016.4986

SOUZA, A. L. L. de. Formação inicial e continuada de professores para a Educação Profissional: a política e a produção do conhecimento para a Emancipação.

Published

19/01/2024

How to Cite

EDUARDO LIMA DA SILVA , Johnattan; LOSANO DE ABREU, Tatiana; DO NASCIMENTO , José Mateus; DO NASCIMENTO TAVARES, Andrezza Maria Batista; SARMENTO HENRIQUE , Ana Lúcia. Performance of the Graduate Program in Professional Education (PPGEP-IFRN) for Teacher Training. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e16112, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2023.16112. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16112. Acesso em: 17 feb. 2026.

Issue

Section

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

Similar Articles

<< < 

You may also start an advanced similarity search for this article.