PRESPECTIVAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO CONTEXTO ATUAL DO MUNDO DO TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.6051

Palavras-chave:

Contexto atual, Mundo do trabalho, Educação profissional.

Resumo

Este trabalho é parte integrante de uma pesquisa desenvolvida no Curso de Pós-Graduação em Teorias e Metodologias da Educação intitulada “Desafios da educação profissional e tecnológica diante das expectativas dos estudantes” do IFRS – Campus Sertão. Teve como objetivo compreender as finalidades da educação profissional diante do contexto atual do mundo do trabalho. Na primeira parte, denominada “Globalização e o mundo do trabalho” são examinados aspectos relacionados com o mundo do trabalho na atualidade tendo a dimensão da globalização como conjuntura de análise. Na segunda parte, denominada “Educação profissional e suas finalidades”, são apresentadas finalidades da educação profissional, vista como possibilidade concreta de ingresso e manutenção das pessoas no mundo do trabalho. Para isto torna-se necessário que seja tratada como processo educativo ampliado e relacionado com as exigências do mundo do trabalho. Na produção dessas partes estão envolvidos trabalhos que foram desenvolvidos e publicados na literatura acadêmica, abarcando posições e tendências de autores que vêm pesquisando a referida temática nos últimos anos. Os resultados deste estudo apontam para a compreensão de que a educação profissional precisa rever suas finalidades no sentido de incorporar conhecimentos nos currículos e na prática educativa voltada para um mundo de trabalho que mantém sintonia com demandas provenientes da sociedade.

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Publicado

16/06/2019

Como Citar

VIEIRA, Josimar de Aparecido; RADKE, Cristiane Longaray. PRESPECTIVAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO CONTEXTO ATUAL DO MUNDO DO TRABALHO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 16, p. e6051, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.6051. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6051. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

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