A MATEMÁTICA, O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA RELAÇÃO DE POTENCIALIDADES
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8402Palavras-chave:
Ensino, Matemática, Educação ProfissionalResumo
O artigo em tela possui como objetivo demonstrar os poderes conferidos ao ser humano através da matemática e do seu devido ensino, em âmbito educacional e, por consequência, em meio profissional, a saber: capacidade apurada de concentração, enfrentamento de situações-problema e refinado raciocínio lógico dedutivo. O estudo realizado estabeleceu-se por meio de pesquisas bibliográficas com natureza qualitativa, bem como através de análise documental, via método dialético de investigação. Desse modo, buscou-se apresentar, cientificamente, a necessidade, por condição sem a qual não poderia ser – assim argumentamos –, do uso adequado e intenso das premissas científicas (lógica e matemática), desde o início, até o fim temporário, das jornadas de ensino e aprendizagem profissional e tecnológica. Nessa perspectiva, constatamos que a implicação derradeira desta via intelectual é uma verdadeira e necessária/suficiente revolução tecnológica promovida pela educação profissional.Downloads
Referências
ALENCAR, Hilário; VIANA, Marcelo. Ensino de ciências e matemática no Brasil: desafios para o século 21. Ed. Esp. Brasília, v. 16, n 32, p. 221-226, 2011. Disponível em: http://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article%20/viewFile/436/418. Acesso em: 04 dez. 2018.
BALDAN, M.; OLIVEIRA, B. A. O Dualismo Educacional na Historia da Educação Brasileira a Partir das Políticas Publicas: Quando o Crime não abala mais. In: Cadernos da Pedagogia. Santa Catarina, Ano 02, v. 2, n. 4, p. 86-98, 2008.
BARATO, Jarbas Novelino. Conhecimento, trabalho e obra: uma proposta metodológica para a Educação Profissional. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof, Rio de Janeiro, v. 34, n. 3, p. 4-15, 2008.
BONAT, Débora. Metodologia de Pesquisa. 3. ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.
CRAIG, William Lane. O argumento cosmológico kalam. 2015. Disponível em: https://pt.reasonablefaith.org/artigos/artigos-de-divulgacao/o-argumento-cosmologico-emkalam-em/. Acesso em: 03 dez. 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FRIGOTTO, Gaudêncio et al. Produção de conhecimentos de ensino médio integrado: dimensões epistemológicas político-pedagógicas. In: COLÓQUIO PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DIMENSÕES EPISTEMOLÓGICAS E POLÍTICO-PEDAGÓGICAS, 2010, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: EPSJV, 2010. p. 11-18.
GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. O fio da história: a gênese da formação profissional no Brasil. [S.l.: s.n., 2000].
GOMES, Antonio Marcos Tosoli. Análise de discurso francesa e teoria das representações sociais: algumas interfaces teórico-metodológicas. Psicologia e Saber Social, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 3-18, jul. 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/article/view/17558. Acesso em: 30 nov. 2018.
GUEDES, F. Entenda o verdadeiro significado da palavra empreender. 2011. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/entenda-o-verdadeiro-significado-a-palavra-empreender/56102/?desktop=true. Acesso em: 30 nov. 2018.
IEZZI, Gelson et al. Fundamentos de Matemática Elementar. São Paulo: Atual, 1977.
LOPES, Rita. Finlândia: um exemplo de um sistema de ensino nórdico. Disponível em: http://www.ipv.pt/millenium/20_esf1.htm. Acesso em: 04 dez. 2018.
MAIA, Joaildo; FARIA, Débora Suzane de Araújo. O ensino de matemática na educação profissional: a relação entre funções trigonométricas e o software geogebra. In: II COLÓQUIO NACIONAL – A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, 2013, Natal. Anais [...]. Natal: IFRN, 2013. p. 1- 15.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
RODRIGUES, José dos Santos. O moderno príncipe industrial: o pensamento pedagógico da Confederação Nacional da Indústria. 1997. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253263. Acesso em: 03 dez. 2018.
SANTOS, Mário Ferreira. Pitágoras e o tema do número. São Paulo: Ibrasa, 2000.
SANTOS, M. T. A.; MORILA, A. P. A Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: uma trajetória de projeções utilitaristas e seus percalços. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, [S.l.], [v. ?], n. 4, p. 119-149, 2018.
TUMOLO, Paulo Sergio. Trabalho, vida social e capital na virada do milênio: apontamentos de interpretação. Educ. Soc. Campinas, v. 24, n. 82, p. 159-178, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000100007&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 03 dez. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.