O Acesso à Educação Profissional e Tecnológica: da meritocracia à democratização
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2019.7852Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Acesso, Meritocracia, Democratização, Rede Federal de Educação Científica, Profissional e TecnológicaResumo
O objetivo desse estudo é fazer uma análise do acesso à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), considerando a ampliação de vagas nesse segmento, a histórica seletividade dos processos de ingresso e a necessidade de democratizar o acesso ao ensino público. Pretende-se, a partir de uma pesquisa exploratória, caracterizada pela abordagem qualitativa, problematizar o critério da meritocracia, considerando a perspectiva da democratização do ensino e os condicionantes históricos que envolvem a EPT. Esta análise aponta para a necessidade de encarar o acesso além dos sistemas de ingresso, de modo que a democratização do ensino público não fique apenas na ampliação de vagas, mas se efetive na ocupação das mesmas, considerando também a permanência e a qualidade do ensino.
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