O Ensino Médio Integrado na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina:
repercussões da Lei 13.415/2017
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18204Palavras-chave:
Ensino Médio Integrado; Reforma do Ensino Médio; Santa Catarina.Resumo
O artigo apresenta reflexões acerca da oferta do Ensino Médio Integrado pela Rede Estadual de Santa Catarina, destacando as repercussões sobre tais cursos após a Reforma do Ensino Médio produzida pela Lei n. 13.415/2017. Metodologicamente o artigo possui abordagem qualitativa e se utilizou de estudos bibliográficos, análise documental e dados de duas pesquisas de campo. Os estudos demonstraram que a reforma do ensino médio repercutiu sobre a formação dos jovens que frequentam o Ensino Médio Integrado, sonegando-lhes o direito à formação geral básica, tanto pela redução da carga horária, quanto pela instituição de uma carga horária não presencial. As escolas vêm perdendo sua autonomia e os jovens, que tiveram a promessa do protagonismo quanto às suas escolhas, estão sendo subsumidos às decisões dos gestores e daqueles com os quais dialogam ou sofrem influências à uma formação geral básica precarizada e uma formação profissional ajustada para a formação de mão de obra que atenda aos interesses do mercado.
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Referências
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