Fundamentos epistemológicos freirianos

ética humanista, formação docente e inteligência artificial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17848

Palavras-chave:

Formação docente; Educação Profissional e Tecnológica; Fundamentos epistemológicos Freirianos; Ética Humanista; Inteligência artificial.

Resumo

Neste trabalho, considerando o advento da inteligência artificial (IA), temos por objetivo refletir sobre os efeitos provocados pelas tecnologias nas relações humanas, especificamente na Educação Profissional e Tecnológica. Propomos uma formação docente alicerçada nos Fundamentos Epistemológicos Freireanos (FEF), com foco na ética humanista. Metodologicamente, esta é uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativista. Como resultados compreendemos que a formação da classe trabalhadora precisa ser lastreada na ética que valoriza o ser humano em sua integralidade, assim como possibilita seu processo de emancipação e empoderamento, que se traduz na capacidade crítica de ler o mundo e compreendê-lo, inserindo-se autonomamente como agente de transformação de sua existência.

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Biografia do Autor

Carlos Moisés de Oliveira, UFRN

Possui graduação (Bacharelado) em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008), mestrado em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011) na área de Metafísica e ética, doutorado em filosofia prática (2017) pelo programa interinstitucional da UFRN-UFBP-UFPE, com bolsa sanduíche na Universidad Complutense de Madrid, UCM, financiada pela CAPES, e pós-doutorado (filosofia prática) em andamento.

Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui Graduação em Letras Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1988), Especialização em Leitura e produção de textos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012) e Pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2016-2018), atuando como pesquisadora colaboradora (2016-2020) sob a supervisão da Profa. Dra. Angela Bustos Kleiman. Atualmente, é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa, Letramentos, Alfabetização, Formação de professores e Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

05.08.2025

Como Citar

DE OLIVEIRA, Carlos Moisés; DE ARAÚJO SANTOS MARQUES, Ivoneide Bezerra. Fundamentos epistemológicos freirianos: ética humanista, formação docente e inteligência artificial. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e17848, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.17848. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17848. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

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