Fundamentos epistemológicos freirianos
ética humanista, formação docente e inteligência artificial
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17848Palavras-chave:
Formação docente; Educação Profissional e Tecnológica; Fundamentos epistemológicos Freirianos; Ética Humanista; Inteligência artificial.Resumo
Neste trabalho, considerando o advento da inteligência artificial (IA), temos por objetivo refletir sobre os efeitos provocados pelas tecnologias nas relações humanas, especificamente na Educação Profissional e Tecnológica. Propomos uma formação docente alicerçada nos Fundamentos Epistemológicos Freireanos (FEF), com foco na ética humanista. Metodologicamente, esta é uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativista. Como resultados compreendemos que a formação da classe trabalhadora precisa ser lastreada na ética que valoriza o ser humano em sua integralidade, assim como possibilita seu processo de emancipação e empoderamento, que se traduz na capacidade crítica de ler o mundo e compreendê-lo, inserindo-se autonomamente como agente de transformação de sua existência.
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