Quantificação e proposta de gerenciamento para os resíduos sólidos orgânicos produzidos em atividades pedagógicas nos Laboratórios do 37 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Florianópolis/Continente

Autores

  • Gladis Teresinha Slonski Professora de Educação Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC)

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2010.17996

Resumo

Com o objetivo de estabelecer uma proposta para o gerenciamento dos resíduos orgânicos produzidos em atividades pedagógicas nos Laboratórios de Cozinha, Bebidas e Panificação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Florianópolis/Continente, foi realizada a pesagem dos resíduos orgânicos gerados nos meses de abril, maio e junho de 2008. Participaram desta pesquisa os alunos dos cursos Técnico de Cozinha Módulos I e II, Técnico de Serviços de Restaurante Módulos I e II e Técnico de Panificação Módulo I. Esta pesquisa configura-se como parte inicial de um trabalho futuro para a implantação de um Sistema de Compostagem no Campus Florianópolis-Continente, visando a redução do lixo destinado ao aterro sanitário e a aplicação de medidas que possam reduzir o desequilíbrio ambiental, podendo ainda, ser utilizado como instrumento de educação ambiental, despertando a consciência ecológica e proporcionando aos servidores e alunos a oportunidade de desfrutar de um ambiente aonde as atividades são voltadas para a preservação ambiental.

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Publicado

12/11/2024

Como Citar

SLONSKI, Gladis Teresinha. Quantificação e proposta de gerenciamento para os resíduos sólidos orgânicos produzidos em atividades pedagógicas nos Laboratórios do 37 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Florianópolis/Continente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e17996, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2010.17996. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17996. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2010