A dimensão ético-política na formação de professores para a educação profissional
um ensaio à luz da concepção gramsciana de unidade entre teoria e prática
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17775Palavras-chave:
Relação entre teoria e prática, Dimensão ético-política da formação docente, Educação Profissional, Adesão teórica, Consciência teórica da açãoResumo
Neste ensaio propusemos uma reflexão sobre o lugar do debate acerca da relação entre teoria e prática na formação ético-política do professor da educação profissional e tecnológica. Para tanto, tomamos como pano de fundo o dualismo estrutural entre trabalho e educação, bem como suas consequências no modo de pensar e agir dos sujeitos em formação. Nossas referências básicas foram: Gramsci (1978-2023), Ramos (2014) Machado (2011), Ghedin e Maciel (2009), Orso (2011) e Rios (2009). Consideramos que diante da realidade do professorado da educação profissional e tecnológica prevalente no Brasil e da situação socioeconômica dos jovens da classe trabalhadora, este debate deve se inserir na dimensão ético-política da formação docente em todo o seu transcurso.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Formação de docentes para a educação profissional e tecnológica: por uma pedagogia integradora da educação profissional. Revista Trabalho & Educação, vol. 17, n.º 2, maio/ago., 2008.
COUTINHO, Carlos Nelson. Vontade coletiva. In: LIGUORI, Guido; VOZA, Pasquale (Orgs.). Dicionário Gramsciano. Tradução de Ana Maria Chiarini, Diego Silveira Coelho Ferreira, Leandro de Oliveira Galastri e Silvia de Bernadinis. São Paulo/SP: Boitempo, 2017.
DUARTE, Marcos José de Oliveira. Subjetividade, marxismo e serviço social: um ensaio crítico. In: Serviço Social e Sociedade. São Paulo, n.º 101, p. 5-24, jan./mar. 2010.
FUKUYAMA, Francis. O fim da história e o último homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
GHEDIN, Evandro; MACIEL, Carlos César Macêdo. A formação política do professor: um olhar sobre a história. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 75, p. 1175-1211, 2022. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v35n75a2021-53523. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53523. Acesso em: 16 fev. 2024.
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere vol. 1 – introdução ao estudo da filosofia. Introdução e tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2023.
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do Cárcere vol. 1 – introdução ao estudo da filosofia. Introdução e tradução de Carlos Nelson Coutinho, Luiz Sergio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
GRAMSCI, Antônio. Obras escolhidas. Tradução de Manuel Cruz. São Paulo: Martins Fontes, 1978.
HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. El ensayo como género o hacia la superación de la distinción entre el lenguaje científicoy el lenguage literario. In: Revista HOLOS, vol. 1, p. 1-12, fev. 2020.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. O desafio da formação dos professores para EPT e PROEJA. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 116, p. 689-704, jul.-set. 2011. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 15 dez. 2023.
MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingo Leite; SILVA, Mônica Ribeiro da. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/34604961/Trabalho_encomendado_GT09_ANPED_2012_1-libre.pdf
NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
ORSO, José Paulino. O desafio da formação na perspectiva marxista. Revista Histedbr on line, Campinas, número especial, p. 58-73, abr. 2011.
RAMOS, Marise. Filosofia da práxis e práticas pedagógicas de formação de trabalhadores. Revista Trabalho e Educação, Belo Horizonte, v. 3, n.1, p. 207-218, jan./abr., 2014.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética na docência universitária: a caminho de uma universidade pedagógica? Cadernos de Pedagogia Universitária 9. São Paulo. Pró-Reitoria de Graduação-USP, 2009.
VII COLÓQUIO NACIONAL E IV COLÓQUIO INTERNACIONAL A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: Políticas, Memórias e Formação Docente. RAMOS, Marise; OLIVEIRA, Ramon; OLIVEIRA, Maria de Aparecida (Palestrantes). Mesa 1 – Ensino médio e educação profissional no século XXI: avanços e retrocessos. Transmitido ao vivo em 29 nov. 2023. Canal do PPGEP/IFRN, Campus Natal. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n7J_FdjVQ4c&list= PLVknz_tu2nnwLmfxQy_NNRb4phSurEHAa&index=2. Acesso em: 20 jul. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.