A dimensão ético-política na formação de professores para a educação profissional

um ensaio à luz da concepção gramsciana de unidade entre teoria e prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17775

Palavras-chave:

Relação entre teoria e prática, Dimensão ético-política da formação docente, Educação Profissional, Adesão teórica, Consciência teórica da ação

Resumo

Neste ensaio propusemos uma reflexão sobre o lugar do debate acerca da relação entre teoria e prática na formação ético-política do professor da educação profissional e tecnológica. Para tanto, tomamos como pano de fundo o dualismo estrutural entre trabalho e educação, bem como suas consequências no modo de pensar e agir dos sujeitos em formação. Nossas referências básicas foram: Gramsci (1978-2023), Ramos (2014) Machado (2011), Ghedin e Maciel (2009), Orso (2011) e Rios (2009). Consideramos que diante da realidade do professorado da educação profissional e tecnológica prevalente no Brasil e da situação socioeconômica dos jovens da classe trabalhadora, este debate deve se inserir na dimensão ético-política da formação docente em todo o seu transcurso.

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Biografia do Autor

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, IFRN

É pós-doutora pela Universidade do Minho, em Portugal e pela Universidade Federal do
Piauí (UFPI). Doutorado e mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Federal
do Rio Grande do Norte (UFRN). Pedagoga, Psicopedagoga e Jornalista pela UFRN.
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
(IFRN), onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização.
Professora do IFRN, atuando no Programa de Pós-Graduação Acadêmica (PPGEP/IFRN),
do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF/IFRN) e dos Cursos Superiores de
Graduação.

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Publicado

01.08.2025

Como Citar

DE MIRANDA CAVALCANTI, Ivickson Ricardo; BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES, Andrezza Maria. A dimensão ético-política na formação de professores para a educação profissional: um ensaio à luz da concepção gramsciana de unidade entre teoria e prática . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e17775, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.17775. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17775. Acesso em: 15 ago. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

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