Educar e instruir a mocidade

a escola como desvio da vadiagem e da delinquência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17206

Palavras-chave:

representações, imprensa, discurso, vadiagem, deliquência

Resumo

O texto apresenta os resultados da pesquisa que objetivou compreender como foram produzidas as representações de trabalhador, nos seus aspectos determinantes da legitimação de um ideário educativo modernizador, tendo na imprensa periódica o lugar de propagação de um ideário de trabalho em contraposição à vadiagem e à delinquência. O interesse é pelo discurso da imprensa que se colocava como interventora da sociedade e que propagava notícias sobre a temática da vadiagem, delinquência e criminalidade. Os jornais tomados como fontes foram os que circularam, em Minas Gerais, no período de 1892 a 1909. Para sustentar os argumentos analíticos, referenciou-se no entrecruzamento da História Política, notadamente a partir de Serge Berstein, com a História da Educação.

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Referências

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Publicado

10.08.2025

Como Citar

GONÇALVES, Irlen Antônio. Educar e instruir a mocidade: a escola como desvio da vadiagem e da delinquência. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e17206, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.17206. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17206. Acesso em: 19 ago. 2025.

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Seção

ARTIGOS

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