O alistamento de menores e a disciplina de corpos na Escola de Aprendizes Marinheiros da Paraíba nas primeiras décadas do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10885

Palavras-chave:

Escola de Aprendizes Marinheiros, alistamento, disciplina.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar o recrutamento de menores pela Escola de Aprendizes Marinheiros da Paraíba durante a primeira metade do século XX. Desde meados do oitocentos, entre as instituições militares que ocuparam maior destaque no ordenamento da sociedade brasileira, estão as Escolas de Aprendizes Marinheiros. Com a proposta de recolher e profissionalizar crianças pobres, menores órfãos e desvalidos para o futuro corpo da Marinha do Brasil, estas entidades ofereciam instrução militar, náutica e elementar dentro de um regime de internato, cuja essência se amparou na modelagem social e “prevenção” da delinquência. Para tanto, nos debruçamos sobre o Livro de Alistamento de Menores, os Livros de Copiador de Offício, e o Regulamento escolar, para problematizar os discursos que denunciavam as formas de recolhimento de menores, num momento em que registrava-se que a população preferia “[...] que seus filhos pereçam nas trevas e na miséria do que entregá-los ao estado para educá-los na honrosa carreira d’armas”. Nesses termos, entendemos o alistamento compulsório como um mecanismo de adestramento, nos fazendo recorrer ao entendimento de disciplina formulado por Michel Foucault (2018) para entender as formas de controle dos corpos dos aprendizes, a regulação e modificação dos critérios de admissão dos menores nos primeiros anos do vigésimo século. Metodologicamente, nos apropriamos da análise do discurso também proposto pelos escritos de Michel Foucault (2014) na tentativa de perceber os enunciados construídos e sobre eles construir outros discursos.

Palavras-chaves: Escola de Aprendizes Marinheiros, alistamento, disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Azemar dos Santos Soares Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduado em História. Doutor em Educação. Professor do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande (PPGH/UFCG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEd/ UFRN). Pesquisador da História da Educação e da História da Saúde e das Doenças.

Luiz Felipe Soares de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Aluno do curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisador do projeto de iniciação científica intitulado "Marchando com muito garbo e correcção": a disciplinarização de corpos na Escola de Aprendizes Marinheiro no Rio Grande do Norte e na Paraíba".

Referências

CASTRO, César Augusto. Navegar é preciso: a Escola de Aprendizes Marinheiros no Maranhão. In: Anais do Congresso Brasileiro de História da Educação. O ensino e a pesquisa em história da educação. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2007.

CASTRO, Rozenilda. A Escola de Aprendizes Marinheiros de Parnaíba. Teresina: Editora Universitária da UFPI, 2013.

CAMINHA, Adolfo. Bom-Crioulo. 3. ed. São Paulo: Martin Claret, 2010.

CURY, C. E.; SOARES JR., A. S.. “Para formar o viverio de bons marinhieiros”: a Escola de Aprendizes Marinheiros na Parahyba e do Rio Grande do Norte (1871 – 1890)”. Educação & Formação. Fortaleza, Jan/Jun, 2019.

_____.. “Ficha individual do aprendiz marinheiro no Livro de Socorros da Paraíba (1871-1874). Revista educação em Questão. Natal, Abr/Jun, 2019.

DELL VALLE, Sara. O conceito de poder disciplinar no pensamento de Michel Foucault. Saberes, v. 18, n. 3, p. 249-258, 2018.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 42. ed. Petrópolis: Vozes, 2018.

_____. A ordem do discurso. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

LIVRO DE COPIADOR DE OFÍCIO. Arquivo da Marinha do Brasil. Rio de Janeiro, 1902-1911.

LIVRO DE COPIADOR DE OFÍCIO. Arquivo da Marinha do Brasil. Rio de Janeiro, 1902-1912-1914.

MACHADO, Gisele Terezinha. “Escreveu, não leu, o pau comeu”: A Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina (1889-1930). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação (Mestrado em Educação), 2007.

MARQUES, Vera Regina Beltrão; PANDINI, Silvia. Feios, sujos e malvados: os aprendizes marinheiros no Paraná oitocentista. Revista Brasileira de História da Educação, jul./dez, 2004.

REGO, José Lins do. Doidinho. Rio de Janeiro: José Olympio, 1975.

RODRIGUES, Walfredo. Roteiro sentimental de uma cidade. São Paulo: Brasiliense, 1962.

SANTOS, Thaís Luana Felipe. SOARES JR., Azemar dos Santos. A Escola de Aprendizes Marinheiros da Paraíba: fabricando o corpo-máquina para a salvação da criança desvalida (1910-1932). In: SOARES JUNIOR, A. S.; ANDRADE, V. G. (Org.). A escrita do sensível: experiência, história cultural e práticas educativas. João Pessoa: Ideia, p. 51-68, 2019.

SILVA, Rozenilda Maria de Castro. A prática educativa na Companhia de Aprendizes Marinheiros do Piauí (1874-1915). Teresina: Universidade Federal do Piauí. Tese (Doutorado em Educação), 2017.

Downloads

Publicado

23/08/2021

Como Citar

SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos; LIMA, Luiz Felipe Soares de. O alistamento de menores e a disciplina de corpos na Escola de Aprendizes Marinheiros da Paraíba nas primeiras décadas do século XX. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e10885, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10885. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10885. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.