A ALIMENTAÇÃO COMO POLÍTICA SOCIAL AO LONGO DA HISTÓRIA DO IFRN: DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE NATAL À ESCOLA INDUSTRIAL DE NATAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2018.7179Palavras-chave:
história, alimentação, Escola de Aprendizes Artífices de Natal, Escola Industrial de Natal.Resumo
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), desde que foi criado, incorpora ações destinadas a fomentar a aprendizagem dos discentes, dentre elas, a alimentação. Selecionamos seus três precursores (Escola de Aprendizes Artífices de Natal, Liceu Industrial de Natal e Escola Industrial de Natal) que mantiveram o regime semi-interno em funcionamento, com o objetivo de investigar os meandros da oferta da alimentação escolar enquanto uma política social institucional. A metodologia está alicerçada na abordagem qualitativa e trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Também buscamos nos relatos de ex-alunos de diferentes épocas da Instituição, contidos no Portal da Memória do IFRN, informações sobre a alimentação ofertada aos discentes. Evidenciamos uma grande escassez de fontes de informação, apesar das escolas profissionais da rede federal terem sido pioneiras na oferta de merenda escolar em 1922. Desde quando foi desenvolvido na Escola Industrial de Natal, o serviço social incorporou a oferta da alimentação como política voltada ao discente com baixo perfil socioeconômico visando fomentar a aprendizagem e garantir sua permanência. Assim, a alimentação passou a ser ofertada nas instituições estudadas enquanto uma política social voltada a promover o fomento à aprendizagem, embora não conseguisse impacto positivo sobre a alta evasão em virtude das múltiplas causas que influenciam este indicador.
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