Prática Profissional Integrada na Educação Profissional e Tecnológica: pistas teóricos-metodológicas necessárias
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16138Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Currículo Integrado, Prática Profissional Integrada.Resumo
Este artigo tem por objetivo de discutir o desenvolvimento da Prática Profissional Integrada (PPI) em cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), a partir do ciclo de planejamento, ação e avaliação, com a finalidade de apresentá-la como uma prática pedagógica integradora que contribua com a materialização do currículo integrado no Brasil. No IFFAR a PPI é uma metodologia prevista na organização didático-pedagógica que é organizada como uma forma de potencializar os princípios de integração curricular. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem, predominantemente, qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio da observação participante, diário de campo e questionário na escala Likert, aplicado a 32 professores e 204 estudantes de cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio Os dados foram analisados com subsídios da estatística descritiva e análise de conteúdo. Como resultados, constatou-se que os ciclos de planejamento, ação e avaliação da PPI permitiram especificar o passo a passo para orientar sua prática, por meio da centralidade de pistas teóricos-metodológicas integradoras em cada um deles, as quais seguidas e respeitadas possibilitam o movimento de integração, tentando superar, ao menos em parte, a visão curricular como conjuntos isolados de conhecimentos e práticas desarticuladas.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Ronaldo; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 61-80, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7956/5723. Acesso em: 27 out. 2019.
AZEVEDO, Carla Juny Soares de. Educação ambiental: ações compartilhadas na escola e na comunidade. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2002.
BARBIER, René. A pesquisa-ação (L. Didio Trad.). Plano Editora, 2002.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edições 70, 2011.
BORGES, Patrícia Arantes Peixoto; PADOVANI, Patrícia Garcia Souza; FELICIO, Cinthia Maria; LUNARTI, Elciane Arantes Peixoto. Princípios da educação integral e práticas integradoras no ensino médio: concepções docentes. In: GUILHERME, William Douglas (Org). A educação como diálogo intercultural e sua relação com as políticas públicas. Atena, 2020.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Diário Oficial da União. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Res-CEB-006-2012-09-20.pdf.
CARVALHO, L. Articulando saberes: concepção docente sobre interdisciplinaridade e a prática dos projetos integradores dos cursos técnicos integrados do IFRN, Campus Pau dos Ferros. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2019.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho necessário, v. 3, n. 3, p. 1-20, 2005. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6122/5087. Acesso em: 30 ago. 2019.
CIAVATTA, Maria. Ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos?. Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187-205, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303/6679. Acesso em: 22 fev. 2020.
ENGEL, Guido Irineu. Pesquisa-ação. Educar em Revista, v. 16, n. 16, p. 181-191, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/dDzfLYyDpPZ3kM9xNSqG3cw/?lang=pt. Acesso em: 20 mai. 2022.
FERREIRA, Fabrício Gurkewicz; FELZKE, Lediane Fani. Currículo integrado na educação profissional: Concepções de Alunos e Professores Sobre Projeto Integrador. Revista Contexto & Educação, v. 36, n. 113, p. 413-432, 2021. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/10421. Acesso em: 10 mar. 2022.
FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n.247, p. 534-551, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 fev. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, 1996.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (Orgs.). Ensino Médio Integrado – concepções e contradições. Cortez, 2005.
GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica (5a ed.). Autores Associados, 2020.
GIBERTONI, Daniela. A contribuição da pesquisa-ação na construção do conhecimento científico na Engenharia de Produção brasileira. 2012. 194 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
GIL, Antônio. Como elaborar projetos de pesquisa (4a ed.). Atlas, 2007.
HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento; NASCIMENTO, José Mateus do. Sobre práticas integradoras: um estudo de ações pedagógicas na educação básica. Holos, v. 4, s.n, p. 63-76, 2015. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3188. Acesso em: 14 jan. 2022.
LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos (18a ed.). Editora Vozes, 2013.
MANFREDI, Sílvia Maria. Metodologia do ensino: diferentes concepções. Mimeo, 1993.
MARQUES, Maristela Beck; VIEIRA, Josimar de Aparecido; PONTEL, Taiane Lucas. Repercussões da prática profissional integrada na formação de estudantes do ensino médio integrado à educação profissional. Revista Contexto & Educação, v.35, n.112, p. 185-199, 2020. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/10473. Acesso em: 10 fev. 2022.
MINUZZI, Evelize Dorneles; COUTINHO, Renato Xavier. Produção de conhecimento sobre ensino médio integrado à educação profissional: um panorama cienciométrico. Educação em Revista, v. 36, s.n, p. 1-30, 2020. Disponível em: 11 jan. 2022. https://www.scielo.br/j/edur/a/qDXqpZdDWcLbNMtRSDLfwSz/abstract/?lang=pt. Acesso em:
MOLINA, Rinaldo. A pesquisa-ação/investigação-ação no Brasil: mapeamento da produção (1966-2002) e os indicadores internos da pesquisa-ação colaborativa. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
NÓVOA, Antônio. Les enseignants à la recherche de leur profession. Rev. Fac. Educ., v. 21, n. 1, p. 05-19, 1995. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 jun. 2022.
OLIVEIRA, Eliza Georgina Nogueira Barros de; FIGUEIREDO, Adriana de Carvalho. Práticas integradoras: possibilidades para a formação integral no Ensino Médio Integrado. Revista Semiárido De Visu, v. 8, n. 3, p. 524–536, 2020. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/37. Acesso em: 11 abr. 2022.
PASSOS, Laurizete Ferragut. A Colaboração do Professor-Pesquisador no Processo de Formação em Serviço dos Professores da Escola Básica. 1997. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo,1997.
RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: da conceituação à operacionalização. Cadernos de Pesquisa em Educação, v. 19, n. 39, p. 15-29, 2014. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/10243/7029. Acesso em: 18 ago. 2020.
RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: Lutas Históricas e Resistências em Tempos de Regressão. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v.1, n. 1, p. 27-49, 2017. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/356/317. Acesso em: 17 nov. 2019.
SANTOS, Fábio Alexandre Araújo; SANTOS, Joseane Duarte; SILVA, Angislene Ribeiro. Práticas pedagógicas integradoras no ensino médio integrado. Holos, v. 6, n. 34, p. 185-199, 2018. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7611/pdf. Acesso em: 05 fev. 2020.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Autores Associados, 1999.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações (10a ed.). Autores Associado, 2008.
SILVA, Adriano. Currículo Integrado (1a ed.). Editora do IFSC, 2014.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação (18a ed.). Cortez Editora, 2011.
VASCONCELLOS, Celso. Metodologia dialética em sala de aula. Revista de Educação AEC, v. 21, n. 83, p. 28-55, 1992. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/formacao/files/2013/12/met-dialt-em-sa-aec.pdf. Acesso em: 01 abr. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.