Prática Profissional Integrada na Educação Profissional e Tecnológica: pistas teóricos-metodológicas necessárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16138

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Currículo Integrado, Prática Profissional Integrada.

Resumo

Este artigo tem por objetivo de discutir o desenvolvimento da Prática Profissional Integrada (PPI) em cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), a partir do ciclo de planejamento, ação e avaliação, com a finalidade de apresentá-la como uma prática pedagógica integradora que contribua com a materialização do currículo integrado no Brasil. No IFFAR a PPI é uma metodologia prevista na organização didático-pedagógica que é organizada como uma forma de potencializar os princípios de integração curricular. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem, predominantemente, qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio da observação participante, diário de campo e questionário na escala Likert, aplicado a 32 professores e 204 estudantes de cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio Os dados foram analisados com subsídios da estatística descritiva e análise de conteúdo. Como resultados, constatou-se que os ciclos de planejamento, ação e avaliação da PPI permitiram especificar o passo a passo para orientar sua prática, por meio da centralidade de pistas teóricos-metodológicas integradoras em cada um deles, as quais seguidas e respeitadas possibilitam o movimento de integração, tentando superar, ao menos em parte, a visão curricular como conjuntos isolados de conhecimentos e práticas desarticuladas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelize Dorneles Minuzzi, Instituto Federal Farroupilha

Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (2022). Docente de Educação Física do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. 

Renato Xavier Coutinho, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Docente de Educação Física do Colégio Politécnico da UFSM. 

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Chapecó e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT - IA - IFSC. 

Referências

ARAÚJO, Ronaldo; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 61-80, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7956/5723. Acesso em: 27 out. 2019.

AZEVEDO, Carla Juny Soares de. Educação ambiental: ações compartilhadas na escola e na comunidade. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2002.

BARBIER, René. A pesquisa-ação (L. Didio Trad.). Plano Editora, 2002.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edições 70, 2011.

BORGES, Patrícia Arantes Peixoto; PADOVANI, Patrícia Garcia Souza; FELICIO, Cinthia Maria; LUNARTI, Elciane Arantes Peixoto. Princípios da educação integral e práticas integradoras no ensino médio: concepções docentes. In: GUILHERME, William Douglas (Org). A educação como diálogo intercultural e sua relação com as políticas públicas. Atena, 2020.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Diário Oficial da União. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Res-CEB-006-2012-09-20.pdf.

CARVALHO, L. Articulando saberes: concepção docente sobre interdisciplinaridade e a prática dos projetos integradores dos cursos técnicos integrados do IFRN, Campus Pau dos Ferros. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2019.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho necessário, v. 3, n. 3, p. 1-20, 2005. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6122/5087. Acesso em: 30 ago. 2019.

CIAVATTA, Maria. Ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos?. Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187-205, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303/6679. Acesso em: 22 fev. 2020.

ENGEL, Guido Irineu. Pesquisa-ação. Educar em Revista, v. 16, n. 16, p. 181-191, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/dDzfLYyDpPZ3kM9xNSqG3cw/?lang=pt. Acesso em: 20 mai. 2022.

FERREIRA, Fabrício Gurkewicz; FELZKE, Lediane Fani. Currículo integrado na educação profissional: Concepções de Alunos e Professores Sobre Projeto Integrador. Revista Contexto & Educação, v. 36, n. 113, p. 413-432, 2021. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/10421. Acesso em: 10 mar. 2022.

FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n.247, p. 534-551, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 fev. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, 1996.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (Orgs.). Ensino Médio Integrado – concepções e contradições. Cortez, 2005.

GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica (5a ed.). Autores Associados, 2020.

GIBERTONI, Daniela. A contribuição da pesquisa-ação na construção do conhecimento científico na Engenharia de Produção brasileira. 2012. 194 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.

GIL, Antônio. Como elaborar projetos de pesquisa (4a ed.). Atlas, 2007.

HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento; NASCIMENTO, José Mateus do. Sobre práticas integradoras: um estudo de ações pedagógicas na educação básica. Holos, v. 4, s.n, p. 63-76, 2015. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3188. Acesso em: 14 jan. 2022.

LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos (18a ed.). Editora Vozes, 2013.

MANFREDI, Sílvia Maria. Metodologia do ensino: diferentes concepções. Mimeo, 1993.

MARQUES, Maristela Beck; VIEIRA, Josimar de Aparecido; PONTEL, Taiane Lucas. Repercussões da prática profissional integrada na formação de estudantes do ensino médio integrado à educação profissional. Revista Contexto & Educação, v.35, n.112, p. 185-199, 2020. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/10473. Acesso em: 10 fev. 2022.

MINUZZI, Evelize Dorneles; COUTINHO, Renato Xavier. Produção de conhecimento sobre ensino médio integrado à educação profissional: um panorama cienciométrico. Educação em Revista, v. 36, s.n, p. 1-30, 2020. Disponível em: 11 jan. 2022. https://www.scielo.br/j/edur/a/qDXqpZdDWcLbNMtRSDLfwSz/abstract/?lang=pt. Acesso em:

MOLINA, Rinaldo. A pesquisa-ação/investigação-ação no Brasil: mapeamento da produção (1966-2002) e os indicadores internos da pesquisa-ação colaborativa. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

NÓVOA, Antônio. Les enseignants à la recherche de leur profession. Rev. Fac. Educ., v. 21, n. 1, p. 05-19, 1995. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551995000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 jun. 2022.

OLIVEIRA, Eliza Georgina Nogueira Barros de; FIGUEIREDO, Adriana de Carvalho. Práticas integradoras: possibilidades para a formação integral no Ensino Médio Integrado. Revista Semiárido De Visu, v. 8, n. 3, p. 524–536, 2020. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/37. Acesso em: 11 abr. 2022.

PASSOS, Laurizete Ferragut. A Colaboração do Professor-Pesquisador no Processo de Formação em Serviço dos Professores da Escola Básica. 1997. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo,1997.

RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: da conceituação à operacionalização. Cadernos de Pesquisa em Educação, v. 19, n. 39, p. 15-29, 2014. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/10243/7029. Acesso em: 18 ago. 2020.

RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: Lutas Históricas e Resistências em Tempos de Regressão. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v.1, n. 1, p. 27-49, 2017. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/356/317. Acesso em: 17 nov. 2019.

SANTOS, Fábio Alexandre Araújo; SANTOS, Joseane Duarte; SILVA, Angislene Ribeiro. Práticas pedagógicas integradoras no ensino médio integrado. Holos, v. 6, n. 34, p. 185-199, 2018. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7611/pdf. Acesso em: 05 fev. 2020.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Autores Associados, 1999.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações (10a ed.). Autores Associado, 2008.

SILVA, Adriano. Currículo Integrado (1a ed.). Editora do IFSC, 2014.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação (18a ed.). Cortez Editora, 2011.

VASCONCELLOS, Celso. Metodologia dialética em sala de aula. Revista de Educação AEC, v. 21, n. 83, p. 28-55, 1992. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/formacao/files/2013/12/met-dialt-em-sa-aec.pdf. Acesso em: 01 abr. 2022.

Downloads

Publicado

08.08.2025

Como Citar

MINUZZI, Evelize Dorneles; COUTINHO, Renato Xavier; PASQUALLI, Roberta. Prática Profissional Integrada na Educação Profissional e Tecnológica: pistas teóricos-metodológicas necessárias . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e16138, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16138. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16138. Acesso em: 22 ago. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.