Gamificação como prática pedagógica e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15330Palavras-chave:
Gamificação, Evasão, Educação Profissional e Tecnológica, Prática PedagógicaResumo
O presente artigo é um recorte da dissertação de mestrado intitulado “As contribuições de uma atividade gamificada para redução da evasão escolar em um curso técnico na modalidade concomitante e subsequente”, que teve como objetivo investigar e analisar as contribuições de uma atividade gamificada no processo de ensino e sua relação com os índices de reprovação e evasão escolar. Com uma abordagem qualitativa descritiva, buscou-se compreender o fenômeno analisado por meio de pesquisa documental e análises relacionadas às percepções de discentes e docentes de um curso técnico ofertado na modalidade concomitante e subsequente. Constatou-se que as reduções dos índices de evasão e reprovação estão diretamente relacionadas ao engajamento social promovido pela atividade.
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