Gamificação como prática pedagógica e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15330

Palavras-chave:

Gamificação, Evasão, Educação Profissional e Tecnológica, Prática Pedagógica

Resumo

O presente artigo é um recorte da dissertação de mestrado intitulado “As contribuições de uma atividade gamificada para redução da evasão escolar em um curso técnico na modalidade concomitante e subsequente”, que teve como objetivo investigar e analisar as contribuições de uma atividade gamificada no processo de ensino e sua relação com os índices de reprovação e evasão escolar. Com uma abordagem qualitativa descritiva, buscou-se compreender o fenômeno analisado por meio de pesquisa documental e análises relacionadas às percepções de discentes e docentes de um curso técnico ofertado na modalidade concomitante e subsequente.  Constatou-se que as reduções dos índices de evasão e reprovação estão diretamente relacionadas ao engajamento social promovido pela atividade.  

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Biografia do Autor

Sandro Baldo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Santos Dumont -. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Pós Graduado em Gestão Pública e Finanças e em Docência para Educação Superior. Graduado em Administração pela Faculdade Juiz de Fora - FJF 2013 - (Turma com Nota Máxima no ENADE). Formação Técnica em Mecânica com Ênfase em Manutenção pelo Centro de Formação Profissional José Fagundes Netto - SENAI -. Experiência na área técnica como Técnico de Manutenção e Inspetor de Manutenção, especialista em Hidráulica e Pneumática. Experiência profissional nos segmentos de Transporte, Papel e Celulose, Eletrohidráulica/Eletropneumática e Siderurgia. Atuação como Subcoordenador de Sistema de Gestão Integrada em uma Multinacional, revisando e implantando procedimentos operacionais e de segurança. Início da carreira docente em 2013 como professor substituto no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora -. Nomeado como professor efetivo em 2015 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Santos Dumont -, onde também pude atuar como Coordenador de Desenvolvimento Institucional e Diretor de Desenvolvimento Institucional.

Gabriel Luís da Conceição, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Doutor em Ciências (Área CAPES: Ensino) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - Guarulhos / SP); Mestre em Educação Matemática pela Universidade de Vassouras / RJ; Especialista em Novas Tecnologias para o Ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF - Niterói / RJ) e Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Pesquisador do Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática no Brasil - GHEMAT - Brasil (https://www.ghemat-brasil.com). Na pesquisa investiga na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, História da Matemática, Formação de Professores e Ensino de Geometria. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), lotado no Campus Santos Dumont, atuando na área de Educação Matemática junto ao Curso de Licenciatura em Matemática, onde também compõe o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Na mesma instituição atua como Professor Permanente do Programa de Pós Graduação - Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica e como Coordenador da Pós Graduação em Multiunidades no Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

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Publicado

20.11.2024

Como Citar

BALDO, Sandro; CONCEIÇÃO, Gabriel Luís da. Gamificação como prática pedagógica e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e15330, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15330. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15330. Acesso em: 5 fev. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024