A omnilateralidade nos projetos político-pedagógicos do Instituto Federal Do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15131

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Cursos técnicos integrados, Perspectiva histórico-crítica, Omnilateralidade, Projeto político-pedagógico

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar se o conceito de omnilateralidade é utilizado e aplicado nos projetos político-pedagógicos dos cursos técnicos integrados ofertados pelo Campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná, já que este é previsto no artigo 67 do Regimento Geral da instituição. Para isso, é usada a definição de omnilateralidade trazida pelo viés histórico-crítico de Educação e aplicada no Regimento Geral em estudo. Esta pesquisa se pauta na análise documental dos projetos político-pedagógicos dos cursos técnicos integrados ofertados pelo Campus Curitiba. Foi escolhido como método de pesquisa a análise de conteúdo qualitativa, já que se busca estudar os contextos em que a palavra omnilateralidade ou seus conceitos aparecem nos textos dos projetos político-pedagógicos.

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Biografia do Autor

Kenedy Everaldo Rufino Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR)

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT (2022- ). Especialista em Educação Profissional Técnica em Nível Médio pelo Instituto Federal do Paraná (2019). Licenciado em Letras (habilitação em Português e Inglês) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010). Tem experiência na área de Educação - na docência e na produção de material didático.

Cíntia de Souza Batista Tortato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR)

Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná - Campus Paranaguá no Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS/ IFPR e no Campus Curitiba no curso de Licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT . Também atuou no PROEJA e no Ensino Médio. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1994), Especialização em Psicopedagogia pela PUC-PR (1995), Especialização em Educação, Tecnologia e Sociedade (2005) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Mestrado (2008) e Doutorado em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014). Foi editora da Revista Mundi - Sociais e Humanidades (2017-2021) e é membra da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias - ESOCITE/BR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Docente, Tecnologia, Sociedade, Relações de Gênero e Violência contra a Mulher. Foi pesquisadora visitante na Università degli Studi di Ferrara - Itália (2022).

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Publicado

07/05/2024

Como Citar

RUFINO LIMA, Kenedy Everaldo; DE SOUZA BATISTA TORTATO, Cíntia. A omnilateralidade nos projetos político-pedagógicos do Instituto Federal Do Paraná. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e15131, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15131. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15131. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS