Curso Técnico em Agricultura do Instituto Federal de Santa Catarina

a utilização das geotecnologias na pequena propriedade rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14697

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Curso Técnico em Agricultura, Geotecnologias, Pequeno Produtor Rural

Resumo

Essa pesquisa tem como finalidade discutir a utilização das geotecnologias na pequena propriedade rural a partir da formação de estudantes do curso Técnico em Agricultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Trata-se de uma pesquisa básica, qualitativa e descritiva-explicativa com procedimentos de pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo com o universo de sete estudantes. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários. Como resultados destaca-se a necessidade de formação para a utilização de geotecnologias, seja por meio de reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso, incluindo sua matriz curricular ou por cursos de formação inicial e continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Rodrigues Spiazzi, IFSC

Possui graduação em Ciência da Computação (2005 pela Sociedade Lageana de Educação) e Engenharia Florestal (2012 pela Universidade do Estado de Santa Catarina), pós-graduação (especialização) em Desenvolvimentos de Negócios na Internet (2006), Mestrado em Manejo de Solos (2011-UDESC/CAV) (área de geoestatística) e Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (2022,  IFSC).

Roberta Pasqualli, IFSC

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1999), Especialização em Informática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Especialização em Teorias e Metodologias da Educação pela UNOCHAPECÓ (2005), Especialização em Docência no Ensino Superior pela UNOCHAPECÓ (2008), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Chapecó. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Inovações Pedagógicas, Saberes Docentes e Educação a Distância. É Pós-Doutora em Educação pela UFRGS onde estudou os saberes docentes dos professores do Sistema Rede E-TEC Brasil.

Carla Emmanuele Mendes Branco, CAC Psicologia Itajaí

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Univest (2007). Possui Pós-Graduação Lato Sensu em nível de Especialização em Neuropsicologia pela Facinter (Curitiba - PR) e Especialização em Psicologia do Trânsito pelo Instituto Prominas (Ipatinga - MG)

Referências

ALVES, Glória da Anunciação. Cidade, Cotidiano e TV. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (org.). A geografia na sala de aula. São Paulo, Contexto, 1999.

ANTONIO, Gerson José Yunes; BRAGA, Carolina Maria Heliodora Goes Araujo Feijo; ASSIS, Renato Linhares; AQUINO, Adriana Maria de. O protagonismo das mulheres rurais. Realidade atemporal: o caso de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brasil. 2020. Boletín de estudios geográficos. BEG Nº 113 ENERO - JULIO, 2020. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/217683/1/O-protagonismo-das-mulheres-rurais.pdf. Acesso em 11 nov. 2022.

ARAÚJO, Thamiris Oliveira de. Tecnologias móveis na educação: reflexões e práticas. LínguaTec, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves v. 5, n. 1, p. 59-80, jun. 2020. Disponível em https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/download/3352/2622. Acesso em 10 nov. 2022.

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica.

2ª Edição ampliada, MAKRON Editora, São Paulo, SP, 2000.

BAGGIO, Jeffeson Merlin; GARBIN, Estevão Pastori; BORRALHO, Ruan de Deus. Geoprocessamento. Maringá - PR. Unicesumar, 2020.

BLASCHKE, Thomas; KUX, Hermann. Sensoriamento remoto e sig avançados: novos sistemas sensores: métodos inovadores. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.

BORTOLINI, Gilberto. Gestão da Pequena Unidade Familiar Produtora de Leite: um modelo de gestão através da compreensão da unidade de produção. 2010. 57 f. Monografia (Especialização em Gestão do Agronegócio) - Unisinos, São Leopoldo, 2010. Disponível em: http://www.emater.tche.br/site/arquivos_pdf/teses/Mono_Gilberto_Bortolini.pdf. Acesso em 04 out. 2021.

BRAGA, Rhalf. O espaço geográfico: um esforço de definição. GEOUSP: Espaço e Tempo (Online). GEOUSP - Espaço e Tempo. São Paulo, N. 22, pp. 65 - 72, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/287427676_O_ESPACO_GEOGRAFICO_UM_ESFORCO_DE_DEFINICAO. Acesso em: 2 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de

Educação Básica. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Dispõe sobre as

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília. 2012.

CALLADO, Antônio André Cunha. Agronegócio. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

CORREA, Márcio Greyck Guimarães; FERNANDES, Raphael Rodrigues; PAINI, Leonor Dias. Os avanços tecnológicos na educação: o uso das geotecnologias no ensino de geografia, os desafios e a realidade escolar. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. Maringá, v. 32, n. 1 p. 91-96, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3073/307325337011.pdf. Acesso em 16 nov. 2021.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. ed. Curitiba: Positivo, 2010.

FITZ, Paulo Roberto. Geoprocessamento sem complicação. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5. ed - São Paulo, Cortez, 2001.

FRIGOTTO. Gaudêncio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação, v. 14 n. 40 jan./abr., p. 168-194, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a14.pdf. Acesso em: 26 out. de 2021.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GRAF, Lúcio Vicente. Gestão da propriedade rural: um estudo sobre a autonomia do jovem na gestão da propriedade rural. 73 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso). Curso de Administração com Linha de Formação em Negócios Agroindustriais, do Centro Universitário Univates, 2016. Disponível em: https://www.univates.br/bduserver/api/core/bitstreams/f6b62c13-a51f-4319-85dd-76aebdefe959/content. Acesso em 04 nov. 2022.

HENTZ, Carla; ARISTIDES, Marleide de Jesus da Silva; HESPANHO, Rosangela Aparecida de Medeiros. Estado, políticas públicas e desenvolvimento de políticas públicas no Brasil. Sociedade e Território, Natal, vol. 27. Edição Especial I – XXII ENGA. p. 38-60, set. 2015. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/download/7436/5760/. Acesso em: 5 out. 2021.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sinopse do censo. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/urupema/pesquisa/23/27652?detalhes=true. Acesso em 01 nov. de 2022.

IFSC. Instituto Federal de Santa Catarina. Conselho Superior. Resolução CEPE/IFSC nº 48, de 18 de maio de 2017. Dispõe sobre aprovação do Projeto Pedagógico de Curso Técnico Concomitante em Agricultura no IFSC e encaminha ao CONSUP para apreciação. Florianópolis. 2017.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LEITE, Maria Adeni Clementino. A cartografia escolar como metodologia na formação de professores de geografia na Universidade Estadual da Paraíba. 103 f. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-graduação em Geografia na Universidade Federal da Paraíba (PPGG - UFPB). 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/14053/1/Arquivototal.pdf. Acesso em 10 nov. 2022.

MILENA, Ana Paula Mateucci. Google earth em sala de aula: contribuições da interatividade ao atlas municipal escolar de ourinhos em versão digital. 105 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso). Curso de geografia da Universidade Estadual Paulista - Unesp, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/156152/000891008.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 10 nov. 2022.

MANSO, João Pedro Tenório; LIMA, Ruth Myllena Conceição de; GOMES; Daniel Dantes Moreira. Uso de geotecnologias no ensino da cartografia na educação básica: noção de localização e concepção de mapas. Revista CC&T/UECE do Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza/CE, v.1, n.3, p.117-127, jul./dez. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CCiT/article/view/2015/1835. Acesso em 16 nov. 2021.

MORAN, José. Como utilizar a Internet na educação. Revista Ciência da Informação, Vol 26, n.2, maio-agosto 1997, pág. 146-153. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/Internet.pdf. Acesso em 10 nov. 2022.

NASCIMENTO, Heloísa Rodrigues; ABREU, Yolanda Vieira de. Geotecnologias e o Planejamento da Agricultura de Energia. Málaga, Espanha. Eumed.Net. Universidad de Málaga. 2012.

OLIVEIRA, Cêurio de. Curso de cartografia moderna. 2. ed. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, 1988. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv81158.pdf. Acesso em: 2 jun. 2021 144 p.

OLIVEIRA, Maria Elizete Melo. Quebrando paradigmas: a educação em meio às tecnologias. SCIAS Edu.Com., Tec., Belo Horizonte, v.1, n.1, p. 62-78, ago./dez. 2019. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sciasedcomtec/article/download/3620/2182/12679. Acesso em 22 nov. 2022.

ONU. Organização das Nações Unidas - Brasil. Artigo: As mulheres rurais, um futuro de esperança. Maio de 2022. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/181218-artigo-mulheres-rurais-um-futuro-de-esperanca. Acesso em 31 out. 2022.

OSTO, Janderlei Velasque Dal; et al. Uso de técnicas de sensoriamento remoto e geotecnologias no cotidiano de trabalhadores rurais do município de Santa Maria - RS.In: XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto -SBSR. 2017. Santos. Anais eletrônicos [...]. INPE Santos - SP, Brasil. 28 a 31 de Maio de 2017. Disponível em: http://marte2.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/marte2/2017/10.27.15.33.59/doc/59764.pdf. Acesso em: 04 out 2021.

PRIORI, Ângelo; POMARI, Luciana Regina; AMÂNCIO, Silvia Maria; IMPÓLITO, Verônica Karina. A modernização do campo e o êxodo rural In: PRIORI, Ângelo; POMARI, Luciana Regina; AMÂNCIO, Silvia Maria; IMPÓLITO, Verônica Karina. História do Paraná: séculos XIX e XX [online]. Maringá: Eduem, 2012, cap. 9, p. 115-127. Disponível em: http://books.scielo.org/id/k4vrh/pdf/priori-9788576285878-10.pdf. Acesso em: 5 out. 2021.

QUILIÃO, Paula Lamb; SANTI, Natália Rampelotto. Inclusão digital em escolas do campo: uma avaliação baseada em dados secundários. 2020. Anais IV CINTEDI. Congresso internacional de educação inclusiva. Anais V Jornada chilena brasileira de educação inclusiva. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/ebooks/cintedi/2020/TRABALHO_EV137_MD7_SA100_ID1122_12112020234647.pdf. Acesso em 10 nov. 2022.

QUINTÃO, Anelisa de Castro; OLIVEIRA, Atauapa Luiz de. Currículos de cursos técnicos subsequentes/concomitantes do ifsudeste-mg: formação para o mercado ou para o mundo do trabalho? Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 5, n° 2, 2021 – Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-para-download/trabalho-e-formacao-docente-na-educacao-profissional-dante-moura. Acesso em 26 out. 2021.

MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional [recurso eletrônico] / Dante Henrique Moura. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Trabalho-e-Forma%C3%A7%C3%A3o-Docente.pdf. Acesso em: 03 nov. 2021.

RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: Lutas Históricas e Resistências em Tempos de Regressão. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 1 n.1, 2017. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/356/317. Acesso em: 29 maio. 2021.

ROSA, Roberto. Geotecnologias na Geografia aplicada. Revista do Departamento de Geografia, [S. l.], v. 16, p. 81-90, 2011. DOI: 10.7154/RDG.2005.0016.0009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rdg/article/view/47288. Acesso em: 28 maio. 2021.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4 ed. 1. Reimpr. São Paulo: Edusp, 2004. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/1799/A%20natureza%20do%20Espa%c3%a7o.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 16 nov. 2021.

SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da Politecnia. Revista Trabalho, educação e saúde. 2003, vol.1, n.1, p.131-152, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tes/v1n1/10.pdf. Acesso em: 26 out. 2021.

SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 1 jun. 2021.

SENAR. Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Mulheres no campo, protagonismo e proteção social. 25 nov. 2021. Disponível em: https://faespsenar.com.br/mulheres-no-campo-protagonismo-e-protecao-social/. Acesso em 31 out. 2022.

TONIOL; Fernanda Perdigão da Fonseca; SERRA, Elpídio; FAURO, Janice Costa da Silva. O espaço agrário pela ótica do espaço geográfico e da paisagem. Revista Percurso - NEMO. Maringá, v. 8, n. 1, p. 111 - 128, 2016. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Percurso/article/download/49658/751375140652. Acesso em: 16 nov. 2021.

TORMEM, Gislaine Pacheco; CAMPOS, Diogo Santos; MARTINS, Viviane Lima. Geotecnologias aplicadas no curso técnico em meio ambiente integrado ao ensino médio: um contexto de multidisciplinaridade. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. e5409108929, 2020. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8929. Acesso em: 16 nov. 2021.

VARGAS, Karine Bueno. Recursos naturais, meio ambiente e desenvolvimento. Centro Universitário Maringá. Núcleo de educação a distância. Maringá-PR. Unicesumar. 2018.

YIN, Robert Kuo-Zuir. Estudo de caso: planejamento e método. 2. ed. Porto Alegre: Bookman. 2001.

Downloads

Publicado

18/11/2024

Como Citar

SPIAZZI, Fábio Rodrigues; PASQUALLI, Roberta; BRANCO, Carla Emmanuele Mendes. Curso Técnico em Agricultura do Instituto Federal de Santa Catarina: a utilização das geotecnologias na pequena propriedade rural. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14697, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14697. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14697. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024