Proposta de uma sequência didática contextualizada para o ensino de processos químicos industriais em um curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13594

Palavras-chave:

Sequência Didática, Processos Químicos Industriais, Educação Profissional

Resumo

Visando auxiliar o ensino de processos químicos industriais, propôs-se uma sequência didática direcionada aos alunos do 3º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Criciúma. A sequência didática teve como tema o petróleo, buscando promover, de forma contextualizada e interdisciplinar, o ensino de conceitos relacionados à indústria petroquímica, utilizando diferentes metodologias sequenciadas, tais como: (i) avaliação diagnóstica, (ii) exposição de vídeo, (iii) aula expositiva-dialogada, (iv) aplicação de exercício, (v) jogo de caça-palavras, e (vi) desafio por aprendizagem baseada em problemas. Tal elaboração apontou os desafios, as possibilidades e as necessidades em torno da formação docente para EPT.

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Publicado

20/10/2022

Como Citar

BATTISTI, Rodrigo; RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino. Proposta de uma sequência didática contextualizada para o ensino de processos químicos industriais em um curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e13594, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.13594. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13594. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

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