Instrumentalização de recursos da natureza mediados pela arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14614

Palavras-chave:

Instrumentalização, Ensino tecnológico, Prática educativa, Artes

Resumo

Integrar o currículo com a diversidade da vida é uma necessidade das instituições de ensino. Diante disso, o presente estudo descreve uma experiência de prática sobre a conservação da biodiversidade amazônica mediada pela arte e instrumentalizada com recursos da natureza para proporcionar o aprendizado de estudantes de pós-graduação em ensino tecnológico. Sobre a metodologia adotada, trata-se de um estudo com abordagem qualitativa descritiva, tendo sua análise de dados fundamentada na técnica Kozel para a interpretação de mapas mentais, cuja fundamentação teórica se baseia na fenomenologia da percepção e na análise bakhtiniana do discurso. Os resultados obtidos revelaram que é possível tecer representações do vivido por meio da arte em uma prática de campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira, IFAM

Doutoranda em Ensino Tecnológico pelo PPGET/IFAM e Mestra em Educação em Ciências na Amazônia pelo PPGEEC/UEA. Integra como estante o grupo de pesquisa Utilização de Recursos Naturais Amazônicos – URNAEA/IFAM. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços Não Formais - GEPECENF/UEA. Bolsista FAPEAM.

Eder Márcio Araújo Sobrinho, IFAM

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) do Instituto Federal do Amazonas - IFAM, Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT (2020), Licenciado em Educação Física pelo Cento Universitário Luterano de Ji-Paraná CEULJI/ULBRA (2011), Especialista em Educação Física Escolar - Faculdade Santo André (2014). Atualmente, sou professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). 

Jhonatan Xavier, IFAM

Possui graduação em Pedagogia (2016) e Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2018). Especialista em Games e Gamificação na Educação (2020). Atualmente Doutorando em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Professor na Secretaria Municipal de Educação de Manaus, e na Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino. Membro do grupo de pesquisa Divulgação e Difusão Científica para a Educação e Ensino de Ciências no Amazonas. 

Jean Dalmo de Oliveira Marques, IFAM

Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Fundação Universidade do Amazonas (1996), Graduação em Tecnologia Florestal pelo Instituto de Tecnologia do Estado do Amazonas (1994), Graduação em Tecnologia de Segurança do Trabalho pela UNIP (2019), MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pelo Instituto de Pós Graduação-IPOG (2013), Mestrado em Agronomia pela Universidade de São Paulo/ESALQ (2000) e Doutorado em Biologia com ênfase em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2009). Tem experiência na área de Agronomia, Ecologia de Ecossistemas e Recursos Naturais, atuando em temas relacionados Uso e Manejo dos Recursos Naturais, Física do Solo, Carbono no Solo, Educação Ecológica e em Solo. Foi professor substituto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Nilton Lins (UNINILTONLINS) e Centro Universitário do Norte (UNINORTE) - Laureate International Universities. Membro da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Líder do grupo de pesquisa Utilização de Recursos Naturais Amazônicos no processo de ensino e aprendizagem (URNAEA). Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), pertencente ao Departamento Acadêmico de Química, Ambiente e Alimentos (DQA) e ao quadro de professores do Programa de Pós Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), trabalhando com as disciplinas Uso e instrumentalização dos Recursos Naturais Amazônicos no Ensino, Ecologia da Amazônia e Educação para o ensino de Solos. 

Lucilene da Silva Paes, IFAM

Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (2001), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2004) e doutorado em Agronomia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas (2011). Atualmente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) desenvolvendo atividades nas graduações principalmente nas Licenciaturas na área de Botânica e Educação Ambiental. Na pós graduação vem contribuindo como docente no Mestrado e Doutorado Profissional em Ensino Tecnológico.

Referências

ABAR, Celina Aparecida Almeida Pereira; ALENCAR, Sergio Vicente. A Gênese Instrumental na Interação com o GeoGebra: uma proposta para a formação continuada de professores de Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 27, p. 349-365, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/C5Jm7tRkLDLFbwbFS5bSc4z/?format=html&lang=pt. Acesso em 20 dezembro 2022.

ANDRADE, Marcelo Leandro Feitosa; MASSABNI, Vânia Galindo. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & Educação, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/vYTLzSk4LJFt9gvDQqztQvw/?lang=pt. Acesso em 19 dezembro 2022.

ALECRIM, Bruno Bufuman; MENDES, Isabella Marcela Teixeira Laborda; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. A tecnização e suas contribuições para o ensino tecnológico. In: II SIMPÓSIO PROCESSOS CIVILIZADORES NA PANAMAZÔNIA, 2., 2021, Manaus. Disponível em: https://eventos.congresse.me/2spcpam/resumos/13806.pdf?version=original. Acesso em 15 dezembro 2022.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2020.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2019.

BARRETO, Lais Cássia Monteiro de Souza; MARQUES, Jean Dalmo de Oliveira: AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. Guia para instrumentalização de trilhas interpretativas numa perspectiva de ensino e aprendizagem. Curitiba: CRV, 2019.

BAZZO, Walter Antonio. Ciência, tecnologia e sociedade: e o contesto da educação tecnologia. 4 ed. Florianópolis: Ed. da UFSC. 2014.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno III: o currículo do ensino médio, seu sujeito e o desafio da formação humana integral. Curitiba: UFPR, 2013.

BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 15 DE JUNHO DE 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário da União. nº 116, Seção 1, págs. 70-71 de 18 de junho de 2012.

CACHAPUZ, Antônio Francisco. Arte e ciência no ensino das ciências. Interacções, v. 10, n. 31, 2014. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6372. Acesso em 23 dezembro 2022.

CAPECHE, Cláudio Lucas; MACEDO, José Ronaldo de; MELO, Adoildo da Silva. ANJOS, Lúcia Helena Cunha dos. Parâmetros Técnicos Relacionados ao Manejo e Conservação do Solo, Água e Vegetação - Perguntas e Respostas. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2004. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/965484/1/comtec282004parametros.pdf. Acesso em 26 setembro 2024.

COLOR, Munsell (Ed.). Munsell soil color charts. Munsell Color, Gretagmacbeth, 2000.

DA SILVA, Ana Paula Miranda; SILVA, Maria Francilene Souza; RODRIGUES DA ROCHA, Francinalda Maria; DE ANDRADE, Ivanilza Moreira. Aulas práticas como estratégia para o conhecimento em botânica no ensino fundamental. Holos, v. 8, p. 68–79, 2016. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2347. Acesso em: 16 dezembro 2022.

FRANZINELLI, Elena; IGREJA, Hailton. Ponta das Lajes eo Encontro das Águas. AM, Rep. SIGEP-054, Sıtios Geol. e Paleontol. do Brasil, Brazil, 2011. Disponível em: https://sigep.eco.br/sitio054/sitio054.pdf. Acesso em: 26 setembro 2024.

KLEIN, Danieli Regina; CANEVESI, Fernanda Cristina Sanches; FEIX, Angela Regina; GRESELE, Jizéli Fonseca Parreira; WILHELM, Elizane Maria de Siqueira. Tecnologia na educação: evolução histórica e aplicação nos diferentes níveis de ensino. EDUCERE-Revista da Educação, v. 20, n. 2, p. 279-299, 2020. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/7439. Acesso em: 20 dezembro 2022.

KOZEL, Salete (org). Mapas mentais: dialogismo e representações. Curitiba: Appris, 2018.

LEMOS, Raimundo Costa. de; SANTOS, Raphael Davi. dos. Manual de descrição e coleta de solo no campo. 3.ed. Campinas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo; Rio de Janeiro: EMBRAPACNPS, 1996.

MARANDOLA JR, Eduardo. Morte e vida do lugar: experiência política da paisagem. Pensando-Revista de Filosofia, v. 8, n. 16, p. 33-50, 2017. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/5757. Acesso em: 26 setembro 2024.

MARQUES, Jean Dalmo; BATISTA Brian Kelley Lima; LEÃO; Jean Dinelly; TOKUSATO, Tais Tiyoto; OLIVEIRA, Fernanda Miranda de. Concepção ambiental de educadores ambientais em Unidade de Conservação. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 18, n. 3, p. 09-31, 2023. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/13473. Acesso em: 26 setembro 2024.

MARQUES, Jean Dalmo; BOTELHO, Juvenal Severino. O ensino de solo na geografia a partir da prática de campo. Revista de Estudos e Pesquisa sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 6, Edição Especial, e098620, 2020. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/986. Acesso em: 26 setembro 2024.

MARQUES, Jean Dalmo de Oliveira; BARRETO, Lais Cássia Monteiro de Souza; MARQUES, Elizane Moura de Araújo. Trilhas interpretativas em unidade de conservação: espaço pedagógico para o ensino de ecologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 2, 22 abr. 2021. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11525. Acesso em 26 setembro 2024.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto R. de Moura. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2018.

MOREIRA, Marco Antonio. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

NOTARE, Márcia; BASSO, Marcus Vinícius de Azevedo. Gênese Instrumental Pessoal e Conceitos Matemáticos em Processo de Criação com o GeoGebra. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 15, n. 2, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79238/46128. Acesso em: 26 setembro 2024.

OLIVEIRA, Alexandre Nicolette Sodré; MARQUES, Jean Dalmo de Oliveira. Aula de campo no ensino de solos. Revista de Estudos e Pesquisa sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico – EDUCITEC, v. 3, n. 5, p. 33-47, 2017. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/153. Acesso em: 26 setembro 2024.

POZO, Juan Ignácio; CRESPO, Miguel Angel Gomes. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

RAMOS, Marise Nogueira. História e Política da Educação Profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008.

SANTOS, Raphael Davi dos; SANTOS, Humberto Gonçalves dos; KER, João Carlos; ANJOS, Lúcia Helena Cunha dos; SHIMIZU, Sérgio Hideite. Manual de Descrição e Coleta de Solo no Campo. 7.ed. Viçosa: MG. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Tradução de Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2012.

UNESCO. Marco da educação 2030: Declaração de Incheon. Incheon, Coréia do Sul: UNESCO, 2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245656_por?posInSet=2&queryId=c76304c9-a1b8-42d1-9be6-12709995e02e. Acesso em: 20 dez. 2022.

Downloads

Publicado

18/11/2024

Como Citar

OLIVEIRA, Ercilene do Nascimento Silva de; SOBRINHO, Eder Márcio Araújo; XAVIER, Jhonatan Luan de Almeida; MARQUES, Jean Dalmo de Oliveira; PAES, Lucilene da Silva. Instrumentalização de recursos da natureza mediados pela arte. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14614, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14614. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14614. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

Artigos Semelhantes

<< < 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.