O materialismo histórico e a pesquisa em educação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13869

Palavras-chave:

materialismo histórico, educação profissional, imagens fotográficas

Resumo

A primeira lição de pesquisa que extraímos do materialismo histórico é que se trata de uma teoria profundamente enraizada nas condições de vida da humanidade de seu tempo, que deve ser historicizada, isto é vista no seu tempo-espaço. Seus conceitos básicos são a totalidade social, mediação, contradição, tempo-espaço e sujeitos sociais. A pesquisa da educação profissional supõe o tratamento da questão do trabalho considerando as condições de vida dos trabalhadores e as relações de trabalho da classe trabalhadora. Vamos, em um primeiro momento, apresentar imagens sobre alguns dos acontecimentos do mundo em que vivemos para pensar sobre a educação profissional e seus fundamentos teóricos; em segundo lugar, vamos nos deter em alguns aspectos da historicidade de materialismo histórico, terceiro, a educação profissional e conceitos fundamentais para a produção do conhecimento.

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Publicado

25/04/2022

Como Citar

CIAVATTA, Maria. O materialismo histórico e a pesquisa em educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e13896, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.13869. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13869. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Em defesa do projeto de formação humana integral