Inclusão de estudantes cegos na Pós-Graduação: relato da experiência vivenciada no mestrado em Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11923Palavras-chave:
inclusão, educação profissional e tecnológica, pós-graduaçãoResumo
Embora direito legal, a inclusão de pessoas com deficiência no sistema educacional ainda se reveste de desafios. Com base no relato das vivências de professores e estudantes no decorrer de dois anos, este texto objetiva relatar e problematizar os avanços alcançados na inclusão de estudantes cegas na pós-graduação stricto sensu. Apoiados em observação, conversas e vivências que foram sistematizadas em ordem temporal de acontecimentos, é possível concluir que embora as instituições ainda não estejam preparadas para receber estudantes com deficiência, há possibilidades de avanço nesse sentido, seja no que se refere à acessibilidade arquitetônica quanto pedagógica. Merecem destaque as várias ações e processos que foram impulsionados na instituição por meio da presença das estudantes cegas e seus cães-guia.
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