POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL (1988-1998)
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10386Palavras-chave:
Ensino Médio. História da educação. Ensino Profissionalizante.Resumo
Esse artigo trata das políticas públicas para a educação profissional entre 1988, data em que se deu a redemocratização do Brasil até a desintegração entre o Ensino Médio e a Educação Profissional, ocorrida no ano de 1998. Busca-se evidenciar a relação entre a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996, produzida sob fortes interferências de organismos internacionais na educação brasileira, e a educação profissional. A LDB 9394/1996 proibiu o ensino de 2ª grau integrado e profissionalizante nas escolas do país. De acordo com a Portaria do MEC nº. 646 de 14 de maio de 1997, o ingresso dos estudantes deveria ocorrer ou de forma concomitante ao ensino médio ou pós-médio, promovendo a dualidade estrutural na educação profissional.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 25. Ed. atual e ampl. São Paulo: Saraiva, 2000.
CAIRES, Vanessa Guerra; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira Educação Profissional Brasileira: da Colônia ao PNE 2014-2024.Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2016.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho Necessário, v.3, n.3, 2005.
CIAVATTA, Maria. Mediações históricas de trabalho e educação: Gênese e disputas na formação dos trabalhadores (Rio de Janeiro, 1930-60). Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Anos 1980 e 1990: A Relação entre o Estrutural e o Conjuntural e as Políticas de Educação Tecnológica e Profissional. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. A Formação do Cidadão Produtivo: A Cultura de Mercado no Ensino Médio Técnico. Brasília, 2006.
GARCIA Nilson Marcos Dias; LIMA FILHO, Domingos Leite. Politécnica ou educação tecnológica: desafios ao Ensino Médio e à educação profissional. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2004.
GRABOWSKI, Gabriel; KUENZER, Acácia Zeneida. A produção do conhecimento no campo da Educação Profissional no regime de acumulação flexível. Holos, v. 6, p. 22–32, 2016.
KUENZER, Acácia. Ensino Médio e Profissional: as políticas do Estado neoliberal. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MACHADO, Lucília R. S. Mudanças tecnológicas e a educação da classe trabalhadora. IN: CBE - Conferência Brasileira de Educação. Trabalho e educação. Campinas: Papirus, 1992.
MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectiva de integração. Holos, Natal, v.2, p.1-27, 2007.
MOURA, Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educação Pesquisa, v. 39, n. 3, p. 705–720, 2013.
NEY, Antonio Fernando Vieira. A Reforma do Ensino Médio Técnico: Concepções, Políticas e Legislação. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. A Formação do Cidadão Produtivo: A Cultura de Mercado no Ensino Médio Técnico. Brasília, 2006.
RAMOS. Marise Nogueira. Concepção do ensino médio integrado. In: Seminário sobre Ensino Médio, 2008. Secretaria de Educação do Pará. 08-09 maio 2008.
RAMOS. Marise Nogueira. História e Política da Educação Profissional. Coleção Formação Pedagógica. Volume 5. IFPR-EAD. Curitiba, 2014.
RAMOS. Marise Nogueira. O estudo de saberes profissionais na perspectiva etnográfica: contribuições teórico-metodológicas. Educação em Revista, v. 30, n. 4, p. 105–125, 2014.
OLIVEIRA, Francisco de. A Nova Hegemonia da Burguesia no Brasil dos Anos 1990 e os Desafios de uma Alternativa Democrática. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Teoria e Educação no Labirinto do Capital. São Paulo. Expressão Popular, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.