SEMINÁRIOS TEMÁTICOS NA DISCIPLINA MATEMÁTICA: AÇÕES QUE INTEGRAM SABERES
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2014.3502Palavras-chave:
Seminários Temáticos, Disciplina Matemática, Estudo de caso, Educação Matemática.Resumo
A presente pesquisa, concluída, constituiu-se num estudo sobre o método de avaliação proposto na disciplina Matemática no Câmpus Natal – Zona Norte – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), em duas turmas de 1º ano do ensino médio integrado – Eletrônica e Informática. Para tanto, o foco deste texto constitui-se no relato dos passos dessa proposta de avaliação e os desdobramentos observados durante o segundo semestre de 2014 nessas turmas. O intuito é mostrar como a modificação do método de avaliação pode propiciar o desenvolvimento cognitivo dos alunos nas aulas de Matemática. Neste contexto, fundamenta-se num estudo de caso que visa conhecer uma entidade bem definida como uma pessoa, uma instituição, um curso, uma disciplina, um sistema educativo, uma política ou qualquer outra unidade social, de modo que se vislumbra o “como” e os “porquês” dessa entidade (PONTE, 2003). Além disso, o estudo apoia-se no movimento da Educação Matemática, com ênfase no uso da Modelagem Matemática como precursor dos temas geradores no ambiente escolar. Desse modo, apresentam-se como resultado significativo os seminários temáticos que integram saberes e corroboram com o desenvolvimento dos envolvidos durante o processo de assimilação de conteúdos propostos dessa disciplina.Downloads
Referências
ABREU, M. G. S., Passos, C. L. B.. Investigar, escrever e colaborar: que contribuições trazem a pratica docente? In: IX EBRAPEM, São Paulo, 2005.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.
BOAVIDA, A. M., Ponte, J.P. Investigação colaborativa: potencialidades e problemas. In: Refletir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002, p. 43-55. Disponível em:<http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/02-Boavida-Ponte(GTI).pdf>. Acesso em 14 fev. 2007.
CARVALHO, P. C. P. Fazer Matemática e usar Matemática. Salto para o futuro. Série Matemática não problema. Disponível em <http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2005/boletins2005.htm>
D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 23ª ed. Campinas (SP): Papirus, 2012.
DEMO, P. Teoria e prática da avaliação qualitativa. Temas do 2º Congresso sobre Avaliação na Educação. Curitiba, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 22ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PONTE, J. P. Estudos de caso em educação matemática. Bolema, 25, 1999, p.105-132.
PONTE, J. P. Investigar, ensinar e aprender. Actas do Profmat, Lisboa, 2003, p. 25-39. Disponível em:<http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/03-Ponte(Profmat).pdf. Acesso em 15 fev. 2007.
REBELLO, A. P.; RAMOS, M. G. O estudo de funções do primeiro grau por meio da análise da conta de energia elétrica no Ensino Fundamental. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador/BA, 2010.
TUDELLA, A. et al. Dinâmica de uma aula com investigações. In P. Abrantes, J. P. Ponte, H. Fonseca, & L. Brunheira (Eds.). Investigações matemáticas na aula e no currículo. Lisboa: Projecto MPT e APM, 1999, p. 87-96. Disponível em: < http://ia.fc.ul.pt/>. Acesso em 17 ago. 2014.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2010.
SILVA, J. A. F. da; apud Sanches, J. G. Dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica. Ed. Artmed: Porto Alegre, 2004.
SKOVSMOSE, D. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001.
YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.