PRONATEC CAMPO - POSSIBILIDADES & DESAFIOS: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA PRÁTICA DO PSICÓLOGO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9835Palavras-chave:
Campesionato. Educação do Campo. Psicologia Escolar e EducacionalResumo
Tendo em vista a extensa população rural do nosso país, deve-se considerar o meio rural como um provável ambiente de trabalho dos psicólogos em geral. Apesar disso, é patente a carência de discussões das temáticas ligadas ao meio rural brasileiro durante a graduação em Psicologia e na nossa própria atuação profissional. Nisso, o principal objetivo desse estudo consistiu em compor um quadro e fomentar a necessidade de construção de um saber a ser compartilhado sobre a atuação do psicólogo nessas políticas públicas educacionais específicas relacionadas ao Campo, em especial, o PRONATEC Campo, ofertado nas Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica. Utilizou-se como método, o Estudo de Caso e como recorte, escolheu-se a experiência realizada mais especificamente curso de auxiliar técnico em agropecuária do PRONATEC Campo, ministrado pelo Campus Araguatins do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Percebeu-se que, diante dos resultados, que ainda há um grande e principal desafio para o psicólogo atuante na educação profissional e tecnológica que ofereça modalidades em Educação do Campo: o de estabelecer um diálogo, por meio de políticas públicas diferenciadas, com cada um dos diferentes povos pertencentes às populações campesinas.
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