A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM, REFERENTE AO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9714

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Inovação na educação. Aprendizagem. Mindset.

Resumo

Este é um estudo sobre as metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo é avaliar a percepção dos alunos referente ao tema. A relevância do trabalho está na necessidade de repensar o processo de ensino e aprendizagem. Utilizou-se a aplicação de questionário estruturado com perguntas fechadas direcionado aos alunos do programa Jovem Aprendiz do Seanc Blumenau, e contou com a participação de 333 alunos matriculados no ano de 2019. Os dados foram coletados a partir de técnica de levantamento com a aplicação de formulário, sendo os dados avaliados com o uso de técnicas quantitativas. Os resultados obtidos indicam preferência dos alunos em aulas com uso de recursos variados. Conclui-se que o aluno deve ser considerado na sua integralidade e parte ativa do processo, portanto as metodologias utilizadas devem promover a ação e reflexão, tornando o aprendiz sujeito com possibilidades de mudar a sociedade em que está inserido.

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Biografia do Autor

Mairiele Paula Carvalho Palma Santos, FACULDADE SENAC

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (2011). Especialista em Psicologia Clínica. MBA em Gestão Estratégica Corporativa (2019). Especialização em Psicologia Clínica na abordagem Gestalt Terapia na Comunidade Gestáltica - Clínica e Escola de Psicoterapia Florianópolis (2015). Formação em Terapia Cognitivo Comportamental - Instituto IWP (2016). Pesquisadora da área de Educação. 

Daniel Knebel Baggio, Professor na Faculdade Senac, Unijui

Possui graduação em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI - 2005), Mestrado em Contabilidade e Finanças - Universidad de Zaragoza (2007) e Doutorado em Contabilidade e Finanças - Universidad de Zaragoza (2012) revalidado pela Universidade de São Paulo (USP) em Controladoria e Contabilidade. Especialização em Formação Pedagógica para Docentes da Educação Profissional Técnica e Tecnológica em Gestão e Negócios (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA, Brasil, 2013). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUI e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações da Universidade Regional Integrada (URI). Investigador pela Universidade de Zaragoza, integrando o Grupo de Investigación en Economia Financiera (GIECOFIN), da UNIJUI, integrando o Grupo de Pesquisa em Competitividade e Gestão Estratégica para o Desenvolvimento (GPCOM) e da URI, integrando o Grupo de Pesquisa de Métodos Aplicados à Gestão Organizacional (MAGO). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Finanças, Mercado de Capitais, Fundos e Análise de Investimentos, Governança Corporativa, Empreendedorismo, Jogos Empresariais e Métodos Quantitativos de Pesquisa

Maria Aparecida Duarte Ciufa, Faculdade Senac Blumenau

Pedagoga, pós graduada em Psicopedagogia, Orientação Educacional, Desenvolvimento Cognitivo e MBA em Gestão Estratégia Corporativa. É Coordenadora do Núcleo de
Educação Básica da Faculdade Senac de Blumenau.

Fabio da Silva, Faculdade Senac Blumenau.

Tecnologo em Gestão da Tecnologia da Informação e MBA em Gestão Estratégica Corporativa.

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Publicado

11/06/2020

Como Citar

SANTOS, Mairiele Paula Carvalho Palma; BAGGIO, Daniel Knebel; CIUFA, Maria Aparecida Duarte; SILVA, Fabio da. A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM, REFERENTE AO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e9714, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9714. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9714. Acesso em: 22 dez. 2024.

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