O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.9050

Palavras-chave:

Filosofia. Ensino. Médio Integrado. Instituto Federal

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar inicialmente um possível conceito de Filosofia e o seu ensino no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal (IFs). Para tanto, nosso enfoque recai sobre cinco projetos de curso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Bambuí. Nosso ponto de abordagem dá-se a partir de uma análise documental das ementas e da carga horária dessa disciplina, para, assim, evidenciar suas principais características, bem como conhecer qual o lugar de debate que a Filosofia ocupa na formação dos estudantes desta Instituição. Para tal, utilizaremos a metodologia comparativa, haja vista que essa nos permite, por meio da exploração das semelhanças e das diferenças documentais, identificar regularidades e transformações como defendido por Jordi Cais.

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Biografia do Autor

Admilson Eustáquio Prates, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAIS GERAIS

Doutor em Ciências da Religião - PUC/SP. Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT – Instituição Associada  IFNMG - Campus Montes Claros.  Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas.

Edna Guiomar Salgado Oliveira, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAIS GERAIS

Doutora em Educação - UNIMEP. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas.

Jaciely Soares da Silva Soares Silva, Instituto Federal Norte de Minas Gerais/IFNMG - Campus Salinas.

Doutora em História pela Universidade Federal de Uberlândia/ UFU.  Professora do Instituto Federal Norte de Minas Gerais/IFNMG - Campus Salinas.

Leonardo Augusto Couto Finelli, Universidade Estadual de Montes Claros -UNIMONTES Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE.

Doutor em Ciências da Educação pela UEP. Professor Adjunto do Departamento de Psicologia das Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE.

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Publicado

27/12/2019

Como Citar

PRATES, Admilson Eustáquio; OLIVEIRA, Edna Guiomar Salgado; SILVA, Jaciely Soares da Silva Soares; FINELLI, Leonardo Augusto Couto. O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 17, p. e9050, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.9050. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9050. Acesso em: 26 dez. 2024.

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