CENÁRIOS HISTÓRICOS DA OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PELO BRASIL PROFISSIONALIZADO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MOSSORÓ/RN
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2018.7276Palavras-chave:
Ensino Médio, Educação Profissional, História da Educação Profissional no Rio Grande do NorteResumo
Objetiva-se discutir os aspectos históricos que acompanham a implementação da Educação Profissional nas escolas estaduais da rede de ensino de Mossoró/RN, com ênfase nas políticas implementadas na Escola Estadual Jerônimo Rosado e na Estadual Professor Abel Freire Coelho. Adotou-se como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica e empírica. Na revisão bibliográfica dialogou-se, sobre as concepções de Estado e suas transformações no contexto da sociedade moderna e acerca dos fundamentos utilizados como justificativa para as reformas e organização do Ensino Médio e da Educação Profissional. Na pesquisa empírica utilizamos entrevistas semiestruturadas com dois representantes de gestão que atuavam no período em que foi feita a adesão à proposta do Programa Brasil Profissionalizado pelas escolas e dois gestores atuavam na implementação da política de 2014 a 2016. Consideramos que, analisando-se os aspectos históricos que permeiam as políticas implementadas para articulação do Ensino Médio à Educação Profissional nas escolas campo de pesquisa é possível perceber como essas se justificam pelas necessidades de minimizar as desigualdades sociais dos sujeitos que frequentam essas escolas.
Downloads
Referências
BRAZIL, Maria do Carmo; FURTADO, Alessandra Cristina. Instituições escolares em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul: primeiros apontamentos sobre a produção historiográfica nos Séculos XX e XXI. In: JOSÉ, Célio Juvenal Costa; MEL, Joaquim Pereira; FABIANO, Luiz Hermenegildo. (Org.). Fontes e métodos em história da educação. MS:Ed. UFGD, 2010. 350p.
CIAVATTA, Maria; SILVEIRA, Zuleide Simas. Celso Suckow da Fonseca. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2010.
DOURADO, Luiz Fernando; OLIVEIRA, João Ferreira. A Qualidade da Educação: perspectivas e desafios. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009.
________, Luiz Fernandes. Ensino médio e educação profissional: para superar o dualismo estrutural. Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 7-9, jan./jun. 2011.
GERMANO, José Willington. O discurso político sobre a educação no Brasil autoritário. Cadernos Cedes, Campinas, vol. 28, n. 76, p. 313-332, set./dez. 2008.
HÖFLING, Eloisa de Mattos. Estado e Políticas (Públicas) Sociais. Cadernos Cedes, Campinas, v. 55, n. 21, p. 30-41, nov. 2001.
HOTZ, Celso. Estado e política educacional no Brasil (1979 A 1989). 2008. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação).
NASCIMENTO, Adriane Suely Rodrigues. Financiamento e Educação Profissional: análise do Programa Brasil Profissionalizado no Estado Pará. 2012. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2012.
PACHECO, Eliezer. Ensino médio e educação profissional: a ruptura com o dualismo estrutural. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 11-24, jan./jun. 2011.
SARMENTO, Maria Aurélia. A Escola Normal Primária de Mossoró (1922-1934): narrativas sobre a criação da primeira escola de formação de professores do interior do Rio Grande do Norte. 2013. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Mossoró, 2013.
SIMÕES, Carlos Artexes. Políticas públicas do ensino médio: iniciativas governamentais e o Ensino Médio Inovador. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 1-190, jan./jun. 2011.
TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut; ANDRADE, Rodrigo Pinto. História da educação, instituições escolares, fontes e pesquisa em arquivos na região oeste do Paraná. Revista Linhas. Florianópolis, v. 15, n. 28, p. 175-199, jan./jun. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.