CENÁRIOS HISTÓRICOS DA OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PELO BRASIL PROFISSIONALIZADO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MOSSORÓ/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2018.7276

Palavras-chave:

Ensino Médio, Educação Profissional, História da Educação Profissional no Rio Grande do Norte

Resumo

Objetiva-se discutir os aspectos históricos que acompanham a implementação da Educação Profissional nas escolas estaduais da rede de ensino de Mossoró/RN, com ênfase nas políticas implementadas na Escola Estadual Jerônimo Rosado e na Estadual Professor Abel Freire Coelho. Adotou-se como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica e empírica. Na revisão bibliográfica dialogou-se, sobre as concepções de Estado e suas transformações no contexto da sociedade moderna e acerca dos fundamentos utilizados como justificativa para as reformas e organização do Ensino Médio e da Educação Profissional. Na pesquisa empírica utilizamos entrevistas semiestruturadas com dois representantes de gestão que atuavam no período em que foi feita a adesão à proposta do Programa Brasil Profissionalizado pelas escolas e dois gestores atuavam na implementação da política de 2014 a 2016. Consideramos que, analisando-se os aspectos históricos que permeiam as políticas implementadas para articulação do Ensino Médio à Educação Profissional nas escolas campo de pesquisa é possível perceber como essas se justificam pelas necessidades de minimizar as desigualdades sociais dos sujeitos que frequentam essas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Natália Silva

Departamento de Educação - Políticas Educacionais

Referências

BRAZIL, Maria do Carmo; FURTADO, Alessandra Cristina. Instituições escolares em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul: primeiros apontamentos sobre a produção historiográfica nos Séculos XX e XXI. In: JOSÉ, Célio Juvenal Costa; MEL, Joaquim Pereira; FABIANO, Luiz Hermenegildo. (Org.). Fontes e métodos em história da educação. MS:Ed. UFGD, 2010. 350p.

CIAVATTA, Maria; SILVEIRA, Zuleide Simas. Celso Suckow da Fonseca. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2010.

DOURADO, Luiz Fernando; OLIVEIRA, João Ferreira. A Qualidade da Educação: perspectivas e desafios. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009.

________, Luiz Fernandes. Ensino médio e educação profissional: para superar o dualismo estrutural. Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 7-9, jan./jun. 2011.

GERMANO, José Willington. O discurso político sobre a educação no Brasil autoritário. Cadernos Cedes, Campinas, vol. 28, n. 76, p. 313-332, set./dez. 2008.

HÖFLING, Eloisa de Mattos. Estado e Políticas (Públicas) Sociais. Cadernos Cedes, Campinas, v. 55, n. 21, p. 30-41, nov. 2001.

HOTZ, Celso. Estado e política educacional no Brasil (1979 A 1989). 2008. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação).

NASCIMENTO, Adriane Suely Rodrigues. Financiamento e Educação Profissional: análise do Programa Brasil Profissionalizado no Estado Pará. 2012. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2012.

PACHECO, Eliezer. Ensino médio e educação profissional: a ruptura com o dualismo estrutural. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 11-24, jan./jun. 2011.

SARMENTO, Maria Aurélia. A Escola Normal Primária de Mossoró (1922-1934): narrativas sobre a criação da primeira escola de formação de professores do interior do Rio Grande do Norte. 2013. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Mossoró, 2013.

SIMÕES, Carlos Artexes. Políticas públicas do ensino médio: iniciativas governamentais e o Ensino Médio Inovador. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 1-190, jan./jun. 2011.

TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut; ANDRADE, Rodrigo Pinto. História da educação, instituições escolares, fontes e pesquisa em arquivos na região oeste do Paraná. Revista Linhas. Florianópolis, v. 15, n. 28, p. 175-199, jan./jun. 2014.

Downloads

Publicado

26/08/2018

Como Citar

SILVA, Francisca Natália; LIMA, Erika Roberta Sil de; SIVA, Lenina Lopes Soares. CENÁRIOS HISTÓRICOS DA OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PELO BRASIL PROFISSIONALIZADO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MOSSORÓ/RN. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 15, p. e7276, 2018. DOI: 10.15628/rbept.2018.7276. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7276. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.