FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEPA- MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA-MS

C. F. C. MORAES, Luis Eduardo Moraes SINÉSIO, A. M. CORRÊA

Resumo


Este estudo teve por objetivo identificar de que forma se estrutura a formação de professores que atuaram/atuam na docência na educação profissional, no Centro de Educação Profissional de Aquidauana Geraldo Afonso Garcia Ferreira – CEPA. Como procedimento metodológico, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e documental; como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário com base na TALIS/OCDE (BRASIL, 2012). Verificou-se que um considerável número de professores que atuam na educação profissional são graduados em outras áreas e não licenciados para a docência. O estudo mostrou que são professores em caráter temporário, tendo em vista não terem sido contratados por meio de concurso público, pelo menos até o momento que antecedeu este processo de investigação. Esses fatores somados à reflexão sobre a prática docente, entre outros, constituem proposições para uma intervenção no sentido de instrumentalizar uma formação continuada. A problemática da formação dos professores antecede à ideia de “ser professor” e perpassa a motivação intrínseca de ser profissional do ensino; está muito ligada à escolha profissional, que começa na adolescência, o que nem sempre acontece de modo consciente. Dessa forma, as experiências adquiridas pelos docentes ao longo de sua trajetória profissional corroboram para a consolidação de uma prática pedagógica mais consistente, reflexiva, capaz de mudar as inter-relações dos elementos teóricos e práticos.


Palavras-chave


Formação de professores, Educação profissional, Ensino médio técnico profissionalizante.

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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2019.6970

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