FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEPA- MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA-MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.6970

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação profissional, Ensino médio técnico profissionalizante.

Resumo

Este estudo teve por objetivo identificar de que forma se estrutura a formação de professores que atuaram/atuam na docência na educação profissional, no Centro de Educação Profissional de Aquidauana Geraldo Afonso Garcia Ferreira – CEPA. Como procedimento metodológico, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e documental; como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário com base na TALIS/OCDE (BRASIL, 2012). Verificou-se que um considerável número de professores que atuam na educação profissional são graduados em outras áreas e não licenciados para a docência. O estudo mostrou que são professores em caráter temporário, tendo em vista não terem sido contratados por meio de concurso público, pelo menos até o momento que antecedeu este processo de investigação. Esses fatores somados à reflexão sobre a prática docente, entre outros, constituem proposições para uma intervenção no sentido de instrumentalizar uma formação continuada. A problemática da formação dos professores antecede à ideia de “ser professor” e perpassa a motivação intrínseca de ser profissional do ensino; está muito ligada à escolha profissional, que começa na adolescência, o que nem sempre acontece de modo consciente. Dessa forma, as experiências adquiridas pelos docentes ao longo de sua trajetória profissional corroboram para a consolidação de uma prática pedagógica mais consistente, reflexiva, capaz de mudar as inter-relações dos elementos teóricos e práticos.

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Biografia do Autor

Luis Eduardo Moraes SINÉSIO, IFMS - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA

DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

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Publicado

19/04/2019

Como Citar

MORAES, C. F. C.; SINÉSIO, Luis Eduardo Moraes; CORRÊA, A. M. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEPA- MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA-MS. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 17, p. e6970, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.6970. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6970. Acesso em: 28 mar. 2024.

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ARTIGOS

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