FILOSOFIA E TRABALHO: UMA REFLEXÃO NO LIMIAR DA SOBREVIVÊNCIA E DA LIBERDADE NO CONTEXTO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2016.3555Palavras-chave:
Filosofia, Trabalho, Iniciação Científica, Sobrevivência-Liberdade, Ensino Médio IntegradoResumo
O objetivo deste artigo é de discutir os dilemas humanos decorrentes do mundo do trabalho, nas perspectivas da sobrevivência material, e também como condição de liberdade, no horizonte da Iniciação Científica dos alunos do Ensino Médio Integrado, disciplina Filosofia, último semestre, eixo estruturante; Filosofia, Trabalho e Iniciação Científica, cursos Informática, Mecânica, Mineração e Telecomunicações, no Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA) Campus Belém – semestre 2015/1, em curso. O programa da disciplina Filosofia segue o planejamento curricular regular, porém, no limiar da iniciação científica está em andamento uma pesquisa nas quatro turmas, sob o escopo de que a inserção do método de investigação científica na prática formativa de aprendizes se configura como uma estratégia pedagógico-metodológica de importância crucial, na direção da autonomia reflexiva, visando à formação política e produtiva dos mesmos, no contexto da convivência coletiva. Assim, os resultados preliminares no liminar da iniciação científica, via questionário aplicado aos alunos, apontam que estes reconhecem e valorizam a importância da pesquisa nas atividades escolares com ênfase na produção individual e coletivamente, como elemento constitutivo de autonomia diante do mundo.
Downloads
Referências
ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir & GENTILI, Pablo. Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 9 a 37.
ANTUNES, Ricardo (2001). Reestruturação capitalista e mudanças no mundo do trabalho numa ordem neoliberal. In: DOURADO. Luiz & PARO, Vitor (Org). Políticas públicas e educação básica. São Paulo: Xamã, p. 13 a 27.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 5ª ed. – São Paulo: Moderna, 2013.
BENTES, Haroldo de Vasconcelos. Concepção e Prática do Ensino Medio Integrado: a percepção dos professores da ETF – Palmas – Tocantins. Mestrado – Universidade de Brasília – Faculdade de Educação, UnB, 2009, p. 138 f. Disponível em: <http://www.bdtd.bce.unb.br>. Acesso 08 maio, 2015.
________. Tecnologias digitais e a prática pedagógica do PROEJA, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Belém. Doutorado – Universidade Federal do Ceará – Faculdade de Educação, UFC, 2013, p. 266 f. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br>. Acesso 08 maio 2015.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 11 de julho 2015.
_________. DECRETO 5154/04 - Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências.
BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. 3 ed. Rio de Janeiro: livros técnicos e científicos, 1987.P P. 49-60
CARVALHO, Olgamir F. Educação e formação profissional – trabalho e tempo livre. Brasília: Plano Editora, 2003.
DEMO, Pedro. Pobreza política: a pobreza mais intensa da pobreza brasileira. São Paulo: Autores associados, 2006.
HÖFLING, Eloísa de Mattos (2001). Estado e políticas (públicas) sociais. In: Políticas públicas e educação. Cadernos CEDES. Campinas: CEDES, n. 55, p. 30 a 41.
LUCKESI, Cipriano Carlos; PASSOS, Elizete Silva. Introdução à filosofia:: aprendendo a pensar. 4. ed.São Paulo: Cortez, 2002
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamento, resumos, resenhas. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2004.
Normas ABNT em vigência Disponíveis para consulta na Biblioteca Central ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (14842). NBR 6028: informação e documentação – resumo - apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
OLIVEIRA, R. A (Des)qualificação da educação profissional brasileira. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2003. 96 p.
___________. Empregabilidade. In: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e Estação de Trabalho Observatório de Técnicos em Saúde. (Org.). Dicionário da educação profissional em saúde. 1. ed. Rio de Janeiro: EPSJV, 2006, v. , p. 141-146.
PRETTO, N. L. ; PINTO, Claudio da Costa . Tecnologias e Novas Educações. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 11, n. 31, p. 19-30, 2006.
PRIEB, Sérgio. A tese do fim da centralidade do trabalho: mitos e realidades. Artigo acadêmico. Economia e desenvolvimento, no. 12, novembro/2000.
RAMOS, Marise. CIAVATTA, Maria. FRIGOTTO, Gaudêncio. (orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
RICARDO, Elio C. COMPETÊNCIAS, INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO: Parâmetros Curriculares Nacionais a uma compreensão para o ensino das ciências. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, da Universidade de Santa Catarina (UFSC), 2005, p. 9/10.
SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. ________. Sobre a Concepção de Politecnia. R. J.: Fiocruz, 1989.
SPAGNOL, Antonio Sergio. Sociologia Jurídica. São Paulo: Saraiva, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.