Evasão escolar em cursos técnicos no IFTO, campus Araguaína

análise comparativa dos períodos pré e pós-pandemia de covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18128

Palavras-chave:

Evasão escolar, Ensino técnico, Pandemia de COVID-19

Resumo

Este estudo analisa os fatores associados à evasão escolar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus Araguaína, nos períodos pré-pandemia e pandêmico. Utilizando uma abordagem quantitativa e exploratório-descritiva, foram analisados dados institucionais provenientes da Plataforma Nilo Peçanha e do sistema interno do IFTO. Modelos de regressão logística simples e múltipla identificaram os fatores relacionados à evasão. As taxas de abandono diminuíram de 13,0% no período pré-pandemia para 5,7% durante a pandemia. Antes da pandemia, gênero masculino (OR=1,82), faixa etária entre 18 e 24 anos (OR=3,31) e raça não branca (OR=2,25) foram os principais fatores associados. Durante a pandemia, a renda familiar baixa (RFP ≤ 1) tornou-se o principal determinante (OR=4,28). Políticas emergenciais, como distribuição de dispositivos tecnológicos e bolsas de auxílio, foram fundamentais para mitigar a evasão. Os resultados evidenciam que a evasão é um fenômeno multifatorial, com determinantes que variam conforme o contexto social e econômico. Este estudo contribui para o entendimento das dinâmicas da evasão em cenários de crise, oferecendo subsídios para políticas mais eficazes e equitativas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).

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Biografia do Autor

Márcia Rogéria Pereira Leite Silva, Instituto Federal do Tocantins

Graduada em Enfermagem pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos - ITPAC (2005). Especialização em Educação em Saúde para Preceptores do SUS pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (2014). Mestranda em Engenharia de Produção - UTFPR, Campus Ponta Grossa. Atualmente é docente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Tocantins - Campus Araguaína (desde 2010). Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão.

Ana Flávia de Morais Oliveira, Instituto Federal do Tocantins

Doutora em Medicina Tropical - UNB (2021), mestre em Ciências Ambientais e Saúde - PUC/GO (2012), especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde Coletiva e da Família - ITOP (2009), graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário - UNIRG (2006). Experiência profissional - Área Técnica/Dengue e Febre Amarela - Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (2007 - 2010), docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Araguaína.

Luiz Alberto Pilatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Foi Diretor-Geral do Campus Ponta Grossa (2004-2012), Vice-Reitor (2012-2016) e Reitor (2016-2020) da UTFPR. Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Está vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) no Campus Ponta Grossa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq.

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Publicado

14.07.2025

Como Citar

SILVA, Márcia Rogéria Pereira Leite; OLIVEIRA, Ana Flávia de Morais; PILATTI, Luiz Alberto. Evasão escolar em cursos técnicos no IFTO, campus Araguaína: análise comparativa dos períodos pré e pós-pandemia de covid-19. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e18128, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18128. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18128. Acesso em: 18 ago. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - 20 anos de Ensino Médio Integrado no Brasil: textos, contextos e pretextos

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