Reflexões e contribuições da bioética para uma educação libertadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17855

Palavras-chave:

Ética, Educação, DUBDH

Resumo

A bioética busca ligar aspectos éticos da vida diante dos avanços biotecnocientíficos e sua associação às humanidades. Este artigo é de natureza qualitativa e descritiva e objetivou estimular reflexões do campo da bioética da intervenção e da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos (DUBDH) para a educação em seus diferentes níveis, incluindo a tecnológica e profissional, para a formação de cidadãos eticamente comprometidos suas realidades e capazes de tomar decisões eticamente mais coerentes, no contexto de países periféricos. A inserção da bioética em distintos níveis de ensino pode estimular o pensar crítico acerca de questões como a pobreza, a desigualdade social, má distribuição de renda e o modelo de globalização e converge a ideia da pedagogia libertadora para formação cidadã, crítica  e reflexiva do educando.

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Biografia do Autor

Pablo Castro Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduado em Ciencias Biológicas (UFRN), mestre e doutor em Bioquímica (UFRN), com pós-doutorado na área de Educação Universidade de Lisboa - IE-ULisboa. Docente e pesquisador da Universidade do Estado Rio Grande do Norte (UERN), curso de odontologia e do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO).

Ana Karinne Moura Saraiva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Doutorado Sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande Norte em 2011. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Potiguar em 2009. Graduada em Enfermagem (Bacharel e Licenciada) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte em 2007. Possui experiência no ensino profissionalizante e superior em enfermagem; na gestão de entidades representativas de professores e da enfermagem (Associação de Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Diretoria de Assuntos Profissionais da ABEn - Regional Mossoró, respectivamente); e, na gestão acadêmica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Assessora de Pró- Reitoria de Ensino de Graduação). Atualmente é docente com dedicação exclusiva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e pesquisadora do Grupo de Estudos Educação, Trabalho, Saúde e Enfermagem (GEETSE) com estudos nas linhas de pesquisa Educação, saúde e sociedade; e, Saúde Coletiva.

Leandro Silva Costa, Instituto Fderal de Educação do Rio Grande do Norte

Professor efetivo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN-IFRN). Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), mestrado e doutorado em Bioquimica, também pela UFRN. Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (IFRN) nas temáticas de bioética e educação profissional. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IFRN (CEP-IFRN). Atualmente atua em projetos de pesquisas na área de biologia (bioquímica), educação (Novas tecnologias educacionais, práticas pedagógicas inovadoras), Sustentabilidade (Tecnologias sociais e educação para o desenvolvimento sustentável) e Bioética e ética em pesquisa com seres humanos, além de desenvolver projetos de extensão na área de Formação de professores. Premiado pelo MEC no prêmio Professores do Brasil 2018 como um dos cinco melhores relatos de experiência do ensino médio (A pesquisa científica em sala de aula como prática de aprendizagem, inovação e transformação social).

Lenina Lopes Soares Silva, Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em Ciências Sociais pela Universidade Luterana do Brasil; é Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Potiguar; fez Curso de Aperfeiçoamento em Pesquisa em Educação pelo Espaço Oficina de Ciência e Arte; Mestrado e Doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Necttra) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Consultoria em Organização de Instituições Educativas e Pesquisa em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino-aprendizagem, organização escolar, mediação pedagógica, políticas educacionais, memória e história da educação.

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Publicado

11.08.2025

Como Citar

SANTOS, Pablo Castro; MOURA SARAIVA, Ana Karinne; SILVA COSTA, Leandro; LOPES SOARES SILVA, Lenina. Reflexões e contribuições da bioética para uma educação libertadora. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e17855, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.17855. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17855. Acesso em: 21 ago. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

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