Reflexões e contribuições da bioética para uma educação libertadora
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17855Palavras-chave:
Ética, Educação, DUBDHResumo
A bioética busca ligar aspectos éticos da vida diante dos avanços biotecnocientíficos e sua associação às humanidades. Este artigo é de natureza qualitativa e descritiva e objetivou estimular reflexões do campo da bioética da intervenção e da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos (DUBDH) para a educação em seus diferentes níveis, incluindo a tecnológica e profissional, para a formação de cidadãos eticamente comprometidos suas realidades e capazes de tomar decisões eticamente mais coerentes, no contexto de países periféricos. A inserção da bioética em distintos níveis de ensino pode estimular o pensar crítico acerca de questões como a pobreza, a desigualdade social, má distribuição de renda e o modelo de globalização e converge a ideia da pedagogia libertadora para formação cidadã, crítica e reflexiva do educando.
Downloads
Referências
BEAUCHAMP, Tom L; CHILDRESS James F. Princípios de ética biomédica. São Paulo: Loyola, 2002.
BOFF, Leonardo. Saber cuidar: Ética do Humano – Compaixão pela Terra. Petrópolis: Vozes, 1999.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução no 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. [Internet]. Diário Oficial da União. Brasília, no 12, p. 59, 13 jun. 2013. Seção1. Disponível: http://bit.ly/1mTMIS3. Acesso em: 10 jun 2024.
DALL’AGNOL, Darlei. Bioética: princípios morais e aplicações. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
FEITOSA, S. F.; NASCIMENTO, W. F. A bioética de intervenção no contexto do pensamento latino-americano contemporâneo. Revista Bioética, v. 23, n. 2, p. 277–284, maio 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bioet/a/fvVNKZ5673Z3qyZHDWCpZcb/# . Acesso em: 27 jul 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra., 2005.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
GARRAFA, Volnei; PORTO, Dora. Intervention bioethics: a proposal for peripheral countries in a context of power and injustice. Bioethics, v. 17, . 5-6, p. 399-416, 2003. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1111/1467-8519.00356. Acesso em: 10 maio 2024.
GARRAFA, Volnei. Da bioética de princípios a uma bioética interventiva. Bioética, v.13, n. 1, p.125-134, 2005. Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/97. Acesso em: 10 maio 2024.
GOLDIM, José Roberto. Revisiting the beginning of bioethics: the contribution of Fritz Jahr (1927). Perspectives in Biology and Medicine v. 52, n. 3, p. 377-80, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/10822/1028061. Acesso em: 27 jul 2024.
PIRES, Jansen Ribeiro; GARRAFA, Volnei. Educação: nova fronteira da bioética. Ciência & Saúde Coletiva, v.16, Supl.1, p.735-745, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v16s1/a04v16s1.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2024.
JUNGES, José Roque; ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavoni. Bioética e saúde coletiva: convergências epistemológicas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 4, p. 1049-1060, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/FfTZnbzGDRYXV7MBRDfKJLy/abstract/?lang=pt. Acesso em: 28 mar. 2024. c
LÉVINAS, Emmanuel. Humanismo do outro homem. Petrópolis: Vozes, 1993.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
MORIN Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
MUZUR, A.; RINČIĆ, I. Fritz Jahr (1895-1953): a life story of the "inventor" of bioethics and a tentative reconstruction of the chronology of the discovery of his work. JAHR, Rijeka, v. 2, n. 4, p. 385-394, 2011. Disponível em: https://hrcak.srce.hr/ojs/index.php/jahr/article/view/15805. Acesso em: Acesso em: 27 jul 2024.
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Declaração universal sobre bioética e direitos humanos. Paris: Unesco; 2005. Disponível: http://bit.ly/2eJgY1p. Acesso em: 01 jun. 2024.
PAIM Jairnilson Silva; ALMEIDA FILHO, Naomar de. Saúde coletiva: uma "nova saúde pública" ou campo aberto a novos paradigmas? Revista Saúde Pública, v. 32, n. 4, p. 299-316, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/PDRmKQr7vRTRqRJtSgSdw7y/abstract/?lang=pt. Acesso em: 02 maio 2024.
PESSINI, Leocir. As origens da bioética: do credo bioético de Potter ao imperativo bioético de Fritz Jahr. Revista bioética, v. 21, n. 1, p. 9-19, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bioet/a/xNYLfqG6fTfhcgMTq3Q4WQd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 02 maio 2024.
POTTER, Van Rensselaer. Bioethics, science of survival. Perspectives in Biology and Medicine .v. 14, n. 1, p. 27-153, 1970. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/405198/pdf. Acesso em: 27 jul 2024.
______. Bioethics: bridge to the future. Englewood Cliffs: Prentice- Hall, 1971.
RIPPEL, Jessica Alves; MEDEIROS, Cleber Alvarenga de; MALUF, Fabiano. Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos e Resolução CNS 466/2012: análise comparativa. Revista Bioética, v. 24, n. 3, p. 603-612, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-80422016243160. Acesso em: 27 abr. 2024.
SAADA Alya. La declaración universal sobre bioética y derechos humanos: ampliación democrática para una sociedad mas justa. Revista Brasileira Bioética, v.2, n. 4, p. 413-22, 2006. Disponível: https://bit.ly/2yW5l3N. Acesso em: 10 set. 2024.
SANÉ, Pierre. Aplicación de la declaración universal sobre bioética y derechos humanos. Revista Brasileira Bioética, v.2, n. 4, p. 437-42, 2006.
SEGATO, Rita Laura. Ejes argumentales de la perspectiva de la colonialidad del poder. Revista de la Casa de las Américas, n. 272, p. 17-39, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/12054142/Ejes_argumentales_de_la_perspectiva_de_la_Colonialidad_del_Poder_en_Revista_Casa_de_las_Américas. Acesso em: Acesso em: 27 jul 2024.
SINGER, Peter. Ética Prática. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SINGER, Peter. One World Now: the Ethics of Globalization. New Haven: Yale University Press, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.