Ética na docência: aproximações a partir de trajetórias formativas de professores/pós-graduandos da Educação Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17771

Palavras-chave:

Competência ética; Formação docente; Atuação docente.

Resumo

O artigo aborda a internalização das dimensões do trabalho docente, destacando a diversidade na vivência dessas dimensões, por conta dos processos formativos únicos e as influências das experiências passadas como estudantes. O objetivo é realizar uma análise sobre como essas dimensões se manifestam nos discursos dos docentes-alunos da pós-graduação stricto sensu, do PPGEP/IFRN, buscando identificar destaques, ausências e compreender suas implicações. Os resultados identificam a forte presença, ou seja, um destaque de algumas dimensões da docência, como a política, a técnica e a epistemológica, ao considerar a formação inicial e em serviço, assim como a ausência ou a pouca ênfase nas dimensões estéticas e éticas nos diálogos analisados.

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Biografia do Autor

José Mateus do Nascimento, IFRN

Pedagogo, possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006); Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, História Social da Infância e passa a atuar em pesquisas relacionadas à Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional no NUPED (Núcleo de Pesquisa em Educação) do IFRN - Campus Natal Central; Integra o corpo docente permanente do PPGEP - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN, vinculado a Linha de Pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional; Coopera com o Grupo de Estudos Fundamentos da Educação e Práticas Culturais (CE -UFRN); colabora com o GEPeeeS - Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Etnias e Economia Solidária (UFPB - CCAE - Campus IV), com o NUPEI - Núcleo de Pesquisa em Educação Inclusiva (IFRN-CNAT) e o Núcleo de Pesquisa em Gestão Educacional. 

Roberto Douglas da Costa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Potiguar, Especialista em Novas Tecnologias na Educação pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB, Mestre em sistemas computacionais pelo programa de pós-Graduação em Ciência da Computação da UERN/UFERSA e Doutor pelo programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação da UFRN. Atualmente sou professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, lotado no Campus Zona Leste (EaD) onde desenvolvo trabalhos voltados para a Educação a Distância (EaD). Atuo também no Programa de Pós Graduação em Educação Profissional - PPGEP-IFRN. Tenho experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Tecnologias Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação mediada por tecnologias e informática na educação. 

Emerson Carlos da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui Graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2012), Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio pelo IFRN (2016), Mestre em Educação Profissional pelo IFRN (2021), Doutorando em Educação Profissional pelo IFRN (2023). Atualmente é professor de matemática do Estado do Rio Grande do Norte, atuando principalmente no Ensino Médio e Educação Profissional. Principais áreas de interesse: educação profissional e tecnológica, educação e ensino de matemática, centro de educação profissional e formação docente.

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Publicado

12/12/2024

Como Citar

BULCÃO, Jeanne da Silva Barbosa; DO NASCIMENTO, José Mateus; DA COSTA, Roberto Douglas; DA SILVA, Emerson Carlos. Ética na docência: aproximações a partir de trajetórias formativas de professores/pós-graduandos da Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e17771, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.17771. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17771. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - A Ética e seus Princípios na Educação Profissional e Tecnológica

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