Relato de experiência de docentes no processo de ensino-aprendizagem do estudante técnico inserido em projeto de pesquisa

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DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16995

Palavras-chave:

Grupos de pesquisa

Resumo

Trata-se de um relato de experiência sobre a vivência de docentes no processo de ensino-aprendizagem de estudantes técnicos inseridos em um projeto de pesquisa que teve duração de 2 anos. Desenvolveram-se atividades voltadas para a execução da pesquisa e desenvolvimento dos discentes. Estas foram realizadas presencialmente e depois tiveram que ser adaptadas para o formato remoto devido a pandemia. As ações dos docentes foram sistematizadas em quatro alicerces: ‘Planejamento’; ‘Comunicação’; ‘Execução Teórico-prática’; ‘Produção e Divulgação’. Entende-se que o planejamento bem estruturado da iniciação científica permite expandir a capacidade do estudante técnico em enfermagem tornando-o um profissional de alta performance no âmbito de sua competência legal.

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Biografia do Autor

Angélica de Godoy Torres Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Doutorado em andamento pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem UPE/UEPB (PAPGEnf). Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco - FCM/ICB/UPE. Residência de Enfermagem em Nefrologia pela Secretaria Estadual de Saúde/Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - SES/IMIP. Especialização didático pedagógica para Educação em enfermagem-UFPE. Especialização em Enfermagem em UTI com Ênfase em Gestão de UTI pela Faculdade Redentor.  Especialização em Nefrologia Multidisciplinar - UNA-SUS/UFMA. Especialização em Enfermagem do Trabalho pela UNINTER. Graduada em Enfermagem-Bacharelado pela Faculdade da Associação Caruaruense de Ensino Superior - ASCES (atual Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA) (2011)

Docente EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia de Pernambuco (IFPE) do Curso Técnico em Enfermagem no Campus de Belo Jardim.

Tem experiência na área de Enfermagem nas áreas de Emergência, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Terapia Intensiva e Nefrologia. Também atua em pesquisas na área de Saúde Mental, mais especificamente na Qualidade de Vida e aplicação de Instrumentos Validados para avaliação em Saúde Mental.

Juliana de Castro Nunes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Doutora em Saúde Integral pelo Instituto de Medicina Materno Infantil (IMIP), Mestre em Mestre em Saúde Humana e Meio Ambiente com ênfase em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Terapia Intensiva (CEFAP), Especialista em Didático Pedagógica para o ensino de enfermagem (UFPE), Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco.

Atualmente é professora efetiva na área de Enfermagem e coordenadora da Pós-Graduação Lato sensu em Enfermagem em Saúde da Família e Comunidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) campus Belo Jardim. Integrante Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem e Saúde Coletiva (GEPESC/IFPE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Gerontológica (GEPEG/IFPE). É consultora ad hoc dos periódicos Ensino, Saúde e Ambiente; Escola Anna Nery Revista de Enfermagem; Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil; Revista de Enfermagem da UFPI (REUFPI).

Jaciele Cristina da Silva Belone, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Doutoranda do Programa de Economia da Saúde da UFPE. (2020-2024). Mestrado em Avaliação em Saúde pelo IMIP-PE (2018). Pós-graduada em Enfermagem e Obstetrícia pelo Centro Brasileiro de Pesquisa e Extensão - CBPEX (2014) e Pós Graduada em Didática pedagógica para o ensino em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2015).

Docente do Curso técnico em enfermagem do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Belo Jardim. Tem experiência na área de Saúde Pública, Emergência e Saúde da mulher.

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Publicado

07.08.2025

Como Citar

LIMA, Angélica de Godoy Torres; PEREIRA, Juliana de Castro Nunes; BELONE, Jaciele Cristina da Silva. Relato de experiência de docentes no processo de ensino-aprendizagem do estudante técnico inserido em projeto de pesquisa. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e16995, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16995. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16995. Acesso em: 25 ago. 2025.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

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