Educação Profissional no Brasil e Estados Unidos da América

distanciamentos e aproximações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16890

Palavras-chave:

Educação Profissional

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise dos sentidos sobre os distanciamentos e aproximações entre a Educação Profissional (EP) nos Estados Unidos da América (EUA) e no Brasil (BR). Realiza-se uma breve contextualização sobre a historicidade e os principais marcos históricos dessas duas esferas de pesquisa, destacando fatos políticos dos países durante as épocas analisadas, pois se entende que as questões políticas influenciam na historicidade da EP nos EUA e no BR. Aplica-se a Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS) para sistematizar e identificar os distanciamentos e aproximações da pesquisa e pesquisas documentais e bibliográficas para aprofundamento da historicidade realizando um estudo de análise dos países pesquisados.

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Biografia do Autor

Graziella de Camargo da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Licencianda em Pedagogia na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2020 - em andamento); Desenvolve pesquisas e estudos nas áreas de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional e Tecnológica, Trabalho Pedagógico, Politicas Públicas e Pedagogia.

Shirley Bernardes Winter, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT/UFSM 2021), Licenciada em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM 2020), Bacharel em Administração (2008), pela Instituição Educacional São Judas Tadeu Poa/RS, Especialista em Gestão de Pessoas (2011), pela Instituição Educacional São Judas Tadeu Poa/RS. 

Mariglei Severo Maraschin, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano (2001), especialização em Gestão pelo Centro Universitário Franciscano (2003) e mestrado (2006) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria . Atualmente é professora do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Curso Técnico em Eletrônica, do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSM. É coordenadora do curso de Eletromecânica PROEJA. Foi coordenadora da Especialização em Práticas Assertivas da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Polo CTISM/UFSM em parceria com o IFRN.  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, EJA EPT, políticas públicas, educação profissional, trabalho e educação, trabalho pedagógico e gestão escolar. 

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em PEDAGOGIA (1985); licenciada em LETRAS (1992); ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA (1988); MESTRE EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS (1999), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); DOUTORA EM EDUCAÇÃO (2006), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); realizou estágio pós-doutoral (2019), na Universidade Federal de Pelotas, sob supervisão do Prof. Dr. Álvaro Luiz Moreira Hypólito. Atualmente, é professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação, na Universidade Federal de Santa Maria - RS, trabalhando na graduação, especialização e no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO)/UFSM e no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em trabalho, trabalho pedagógico, Pedagogia, políticas públicas; escola; educação profissional. Integra o Comitê Gestor da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica e da REPPed Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC e integrante do conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais sobre educação. BOLSISTA PRODUTIVIDADE CNPQ, ÁREA DE EDUCAÇÃO. Integrante do Comitê de Assessoramento em Educação da FAPERGS.

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Publicado

28.08.2025

Como Citar

COSTA, Graziella de Camargo da; WINTER, Shirley Bernardes; MARASCHIN, Mariglei Severo; FERREIRA, Liliana Soares. Educação Profissional no Brasil e Estados Unidos da América: distanciamentos e aproximações. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e16890, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16890. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16890. Acesso em: 21 set. 2025.

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