O ensino remoto
desafios na educação profissional e tecnológica de um curso técnico em Informática
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.14013Resumo
Neste texto, apresenta-se um relato de experiência baseado em práticas educativas no ensino remoto, recorrendo-se a combinação de tecnologias digitais para elaboração de um ambiente de ensino e aprendizagem virtual. O trabalho traz reflexões sobre as potencialidades e fraquezas apresentadas por essa modalidade de ensino emergencial. Trata-se de uma pesquisa-ação, cuja observação participativa permitiu analisar os efeitos pedagógicos da combinação de instruções diretas e indiretas em uma turma do ensino técnico. Os resultados apontam que o uso das tecnologias, combinado com estratégias pedagógicas adequadas a modalidade, permitem o desenvolvimento da autonomia durante a aprendizagem do estudante.
Downloads
Referências
BASTOS, M. J. Os reflexos negativos da Covid-19 no processo educacional brasileiro. Revista Ibero-americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 8, n. 4, 2022. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5145
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ed. 114, seção 1, p. 62, 17 jun. 2020.
BURNS, Danny. Systemic action research: A strategy for whole system change. London: Policy Press, 2007. DOI: https://doi.org/10.46692/9781847422750
CAMILLO, J.; LAGO, L. G.; MATTOS, C. R. Educação monológica e pandemia: o retorno dos que não foram. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 15, n. 1, p. 100-117, 2022. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v15n1.14802
COSTA, F. J. C.; SOARES, M. C.; LEITE, A. A. G. R. O ensino remoto como estratégia de intervenção pedagógica em tempos de crise sanitária. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.121182
ECMA. About Ecma. Disponível em: <http://www.ecma-international.org/mission/> Acesso em 12 mai. 2022.
FELDMAN, A. Validity and quality in action research. Educational Action Research, London, v. 15, n. 1, p. 21-32, 2007. DOI: https://doi.org/10.1080/09650790601150766
FILATRO, A.; CAIRO, S. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.
GOOGLE. Sobre a Google. Disponível em: <http://about.google.com/> Acesso em: 12 mai. 2022.
GUARDA, G. F.; REZENDE, S. M.; PINTO, S. C. C. S. Reflexões, aprendizados e experiências com o ensino remoto de alunos da Computação e Engenharias. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 146-155, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.118418
KRONBAUER, A. H.; NEVES, N. E.; PEREIRA, P. H. Relatos da estruturação de aulas remotas com a utilização de metodologias ativas. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 21-30, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.121183
MERRIAM, S. B.; TISDELL, E. J. Qualitative research: a guide to design and implementation. London: John Wiley & Sons, 2015.
MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a distância uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
MOREIRA, J. A.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. M. V. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, p. 351-364, 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123
NASCIMENTO, T. A. T.; OLIVEIRA, H. C. Metodologias ativas aplicadas no processo de ensino em tempos de pandemia. Revista Ibero-americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 8, n. 4, p. 63-79, 2022. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.4859
SILVA, E. S. M.; MONTEIRO, B. M. M.; ONO, B. V. S.; SOUZA, C. S. Video classes as advance organizers in health education during the pandemic: experience report. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 10, p. 1-13, 2020.
SWELLER, J.; MERRIENBOER, J. J. G. V.; PAAS, F. G. W. C. Cognitive architecture and instructional design. Educational Psychology Review, v. 10, n. 3, 1998. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1022193728205
STRINGER, Ernest, T. Action research. Los Angeles: SAGE publications, 2007.
TADESSE, S.; MULUYE, W. The impact of COVID-19 pandemic on education system in developing countries: a review. Open Journal of Social Sciences, London, v. 8, n. 10, p. 159-170, 2020. DOI: https://doi.org/10.4236/jss.2020.810011
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009
VLASSOPOULOS, G.; KARIKAS, G. A.; PAPAGEORGIOU, E.; PSAROMILIGOS, G.; GIANNOULI, N.; KARKALOUSOS, P.
Assessment of Greek high school students towards distance learning, during the first wave of COVID-19 pandemic. Creative Education, Los Angeles, v. 12, n. 1, p. 934-949, 2021. DOI: https://doi.org/10.4236/ce.2021.124067
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.