O ensino remoto

desafios na educação profissional e tecnológica de um curso técnico em Informática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.14013

Resumo

Neste texto, apresenta-se um relato de experiência baseado em práticas educativas no ensino remoto, recorrendo-se a combinação de tecnologias digitais para elaboração de um ambiente de ensino e aprendizagem virtual. O trabalho traz reflexões sobre as potencialidades e fraquezas apresentadas por essa modalidade de ensino emergencial. Trata-se de uma pesquisa-ação, cuja observação participativa permitiu analisar os efeitos pedagógicos da combinação de instruções diretas e indiretas em uma turma do ensino técnico. Os resultados apontam que o uso das tecnologias, combinado com estratégias pedagógicas adequadas a modalidade, permitem o desenvolvimento da autonomia durante a aprendizagem do estudante.

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Biografia do Autor

Carlos Emilio Padilla Severo, IFSul

Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão

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Publicado

26/12/2022

Como Citar

PADILLA SEVERO, Carlos Emilio. O ensino remoto: desafios na educação profissional e tecnológica de um curso técnico em Informática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e14013, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.14013. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14013. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA