A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A COMPLEXIDADE QUE ENVOLVE A PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES

Rozieli Bovolini Silveira, Lizandra Falcão Gonçalves, Mariglei Severo Maraschin

Resumo


Este artigo tem como objetivo compreender, a partir do Programa Permanência e Êxito (PPE), como se dá a formação continuada de professores no contexto da educação profissional e tecnológica. Para isso foi feita uma pesquisa documental na legislação no que se refere à formação continuada de professores, bem como uma busca contextualizada com produções acadêmicas, sobre o tema. A partir dessa construção foi possível observar que as políticas educacionais para a formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ainda não são consistentes e duradouras, o novo Plano Nacional da Educação (PNE 2014-2024) e o Parecer CNE/CP 02/2015 homologado pelo Ministério da Educação (MEC) sinalizavam um avanço qualitativo para a formação continuada docente, porém com a última publicação do Ministério da Educação, por meio da Medida Provisória n. 746/2016, houve um retrocesso sobre a formação de professores para atuarem na EPT.

Palavras-chave


Educação Profissional e Tecnológica; formação docente; Programa Permanência e Êxito

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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5712

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