Educação Profissional na Amazônia

a influência da Infraestrutura Institucional na prática pedagógica docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16862

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Comunicação, TICs, Educação Profissional

Resumo

Este estudo aborda a influência da infraestrutura institucional na prática docente, no que tange ao uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto de Vigia de Nazaré, no Pará, Brasil. Considerando os impactos da pandemia da Covid-19, a necessidade de substituir as aulas presenciais por métodos virtuais, surgiram desafios relacionados à infraestrutura institucional e à utilização das TICs nas práticas pedagógicas. A pesquisa, realizada com quatro docentes do IFPA Campus Avançado Vigia, adotou uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade. Os resultados apontam para a importância da infraestrutura institucional na efetiva utilização das TICs, destacando-se as limitações enfrentadas no trabalho docente, ressaltando a necessidade de compreender como a infraestrutura influencia no contexto da Educação Profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Felipe da Costa Cunha, UNAMA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2016). Tem experiência na área de Educação, sendo bolsista do Pibid (Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), atuando com alunos do Ensino Fundamental I trabalhando a temática ambiental. Pós graduado em Gestão Educacional e Docência no Ensino Superior (2017). Coordenador do Colégio Da Vinci, atuando com alunos do Fundamental II e Ensino Médio. Mestre em Comunicação Linguagem e Cultura, na Universidade da Amazônia. Doutorando em Comunicação Linguagem e Cultura, na Universidade da Amazônia. É Pedagogo do Instituto Federal do Pará, exercendo a função de Diretor de Ensino, Pesquisa, Inovação, Pós Graduação e Extensão no Campus Avançado Vigia. Atualmente, atua como Diretor Pedagógico na Pró-Reitoria de Ensino e Pró-Reitor Substituto do IFPA.

 

Douglas Junio Fernandes Assumpção, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) e do Programa de Pós-graduação em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental (PPGC) da Universidade da Amazônia (UNAMA). Possui graduação Comunicação Social -Habilitação em Multimídia e Relações Públicas (IESAM, 2010, 2012) e em Jornalismo (UNAMA, 2017). Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura (UNAMA, 2013); Doutor em Comunicação e Linguagens (UTP, 2018). Especialista em Docência do Ensino Superior (UNAMA, 2020), em Produção Textual (FAVENI, 2020) e em Comunicação Empresarial (FAAM, 2011); Realizou Estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC/UNAMA) com Bolsa PNPD/CAPES (2019 - 2020) e no Programa de Pós-graduação em Indústria Criativa da Universidade Feevale (FEEVALE, 2020-2021). É Vice-Líder do Grupo de Pesquisa (GP) Capital Social e Cultural (UNAMA/CNPq), membro do GP Ubiquidade da Comunicação - UbiCom (UNAMA/CNPq) GP Patrimônio Cultural e Representações do Lugar - Batuques (UNAMA/CNPq) e GP ECCOS - Estudos sobre Comunicação, Consumo e Sociedade (UFPR/CNPq).

Referências

BECKER, K. Bertha; STENNER, Claudio. Um futuro para a Amazônia. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.

BEZERRA, Anselmo C. V.; SILVA, Carlos E. M.; SOARES, Fernando C. G.; SILVA, José A. M. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/9g4hLHkSSW35gYsSpggz6rn/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 05 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.123

BRASIL, 2022. Plataforma Nilo Peçanha: indicadores de gestão, dados acadêmicos. Disponível em: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZDhkNGNiYzgtMjQ0My00OGVlLWJjNzYtZWQwYjI2OThhYWM1IiwidCI6IjllNjgyMzU5LWQxMjgtNGVkYi1iYjU4LTgyYjJhMTUzNDBmZiJ9 . Acesso em: 20 jul. 2022.

CARDANO, Mario. Manual de pesquisa qualitativa: a contribuição da teoria da argumentação / tradução de Elisabeth da Rosa Conill. Petrópolis, RJ : Vozes, 2017. – (Coleção Sociologia).

CUNHA, André Felipe da Costa; ASSUMPÇÃO, Douglas Junio Fernandes; CORRADI, Analaura; OLIVEIRA, Ivana Cláudia Guimarães de. Alternativas metodológicas no contexto da pandemia: ensino remoto emergencial em uma instituição da Amazônia. Revista Temática, NAMID/UFPB, Ano Xviii. N. 07. Julho de 2022. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/index . Acesso em: 10 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n7.63523

DORES, Liliane Amanda Oliveira das. Turismo de base comunitária como indutor de desenvolvimento local: um estudo da realidade e potencialidades no Distrito de Porto Salvo, município de Vigia de Nazaré-PA. 2015. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia) – Universidade Federal do Pará, Núcleo de Meio Ambiente, Belém, 2015.

FONSECA, Lucas Milhomens. Ciberativismo Na Amazônia: Os Desafios Da Militância Digital Na Floresta (2012). IN: SILVEIRA, Sérgio Amadeu da; BRAGA, Sérgio;

FRANCO, Maria A. do R. S. Prática Pedagógica e Docência: um olhar a partir da Epistemologia do conceito. Rev. bras. Estud. pedagog. Brasília, p. 534-551, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 15 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s2176-6681/288236353

JUNIOR, Eduardo Brandão Lima; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; SANTOS Adriana Cristina Omena dos; SCHNEKENBERG, Guilherme Fernando. Análise Documental como percurso Metodológico na Pesquisa Qualitativa. Cadernos da Fucamp, p.36-51, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/Felipe1/Downloads/2356-Texto%20do%20Artigo-8504-1-10-20210407.pdf Acesso em: 18 jun. 2023.

LOUREIRO, V. R. Amazônia: uma história de perdas e danos, um futuro a (re)construir . Estudos Avançados, [S. l.], v. 16, n. 45, p. 107-121, 2002. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9872 Acesso em: 15 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142002000200008

MACHADO, Rodrigo Luciano Macedo. Cenários e Efeitos da Pandemia na Amazônia. Análise de Mapeamento da COVID-19 nos estados do Pará e Amazonas. Revista Ensaios de Geografia, Niterói, vol. 5, nº10, julho de 2020. DOI: https://doi.org/10.22409/eg.v5i10.42587

MORÉ, Carmen Leontina O. O . A “entrevista em profundidade” ou “semi estruturada”, no contexto da saúde: Dilemas epistemológicos e desafios de sua construção e aplicação. CIAIQ, Investigação Qualitativa em Ciências Sociais. v. 3: Atas - Investigação Qualitativa nas Ciências Sociais, 2015.

MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123

PEGORINI, Diana Gurgel. Fundamentos da Educação Profissional: política, legislação e história. Curitiba: InterSaberes, 2020. E-book.

SOARES-LEITE, Werlayne stuart; NASCIMENTO-RIBEIRO, Carlos Augusto do. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios, Revista Internacional de Investigación en Educación, p. 173-187, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2810/281024896010.pdf Acesso em: 05 abril. 2023.

Downloads

Publicado

03.09.2025

Como Citar

CUNHA, André Felipe da Costa; ASSUMPÇÃO, Douglas Junio Fernandes. Educação Profissional na Amazônia: a influência da Infraestrutura Institucional na prática pedagógica docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e16862, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16862. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16862. Acesso em: 5 out. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.