Educação Profissional na Amazônia
a influência da Infraestrutura Institucional na prática pedagógica docente
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16862Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas, Comunicação, TICs, Educação ProfissionalResumo
Este estudo aborda a influência da infraestrutura institucional na prática docente, no que tange ao uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto de Vigia de Nazaré, no Pará, Brasil. Considerando os impactos da pandemia da Covid-19, a necessidade de substituir as aulas presenciais por métodos virtuais, surgiram desafios relacionados à infraestrutura institucional e à utilização das TICs nas práticas pedagógicas. A pesquisa, realizada com quatro docentes do IFPA Campus Avançado Vigia, adotou uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade. Os resultados apontam para a importância da infraestrutura institucional na efetiva utilização das TICs, destacando-se as limitações enfrentadas no trabalho docente, ressaltando a necessidade de compreender como a infraestrutura influencia no contexto da Educação Profissional.
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