A Educação Profissional e Tecnológica na 20ª CRE:
o impacto das metodologias de ensino implementadas durante a pandemia de COVID-19.
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16481Palavras-chave:
EPT, Ensino Remoto Emergencial, Pandemia de COVID-19, 20ª CREResumo
Durante os anos de 2020 e 2021, auge da pandemia de COVID-19 no Brasil, o ensino passou por diversas mudanças. Por isso, esta pesquisa, desenvolvida junto ao PPGEPT/UFSM na forma de dissertação de mestrado, teve como objetivo avaliar as metodologias de ensino aplicadas, naquele período, aos cursos de EPT ofertados por escolas estaduais da 20ª Coordenadoria Regional de Educação em Palmeira das Missões/RS. Para tanto, realizou-se um estudo de caso, que permitiu analisar como professores e alunos enfrentaram as alterações na rotina de ensino. A pesquisa apontou erros e acertos na aplicação dos diferentes métodos e traz sugestões de melhoria no processo educacional em situação de crise sanitária ou outros problemas que necessitem de planejamento emergencial.
Downloads
Referências
AMORIM, Americo Nobre. Educação Infantil, Ensino Fundamental, Escribo Play, Pesquisas Em Educação. Agosto 21, 2020. Disponível em: <https://escribo.com/tag/covid-19/>. Acesso em 26/05/2023.
BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: Personalização E Tecnologia Na Educação. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello (orgs.). Porto Alegre: Penso, 2015, p. 47-65.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BEHAR, Patrícia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação à Distância. 2020. Disponível em <https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/trabalho-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/>. Acesso em: 12/08/2020.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa Em Educação: Uma Introdução À Teoria E Aos Métodos. 12.ed. Porto: Porto, 2003.
CARMO, Jogelci. Educação em Revista. 20ª CRE - Palmeira das Missões – RS. Ano I – Edição 01 – dezembro de 2018. Páginas 4-5.
CASTAMAN, Ana Sara; RODRIGUES, Ricardo Antonio. Educação a Distância na crise COVID - 19: Um Relato De Experiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, e180963699, 2020.
MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa De Marketing. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
MORAN, José. Metodologias Ativas Para Uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por Um Novo Conceito E Paradigma De Educação Digital Onlife. Revista UFG, v. 20, 2020.
MOURA, Mary Jones Ferreira. O Ensino De História E As Novas Tecnologias: Da Reflexão À Ação Pedagógica. In: ANPUH, XXV Simpósio Nacional de História, Fortaleza, 2009.
REIS, Carlos Eduardo dos. Ensino De História: Comendo Pó De Giz E Arrotando Microship. In: ANPUH, XXIII Simpósio Nacional de História, Londrina, 2005.
SALMON, Gilly. E-Moderating. The Key to Teaching and Learning Online. London: Kogan Page, 2000.
SUNAGA, Alexandre; CARVALHO, Camila Silva de. As Tecnologias Digitais No Ensino Híbrido. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi;
TREVISANI, Fernando de Mello (orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015, p. 67-80.
UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. COVID-19 Educational Disruption and Response. UNESCO Website [22/05/2020]. Disponível em: <http://abre.ai/bgvO>. Acesso em: maio de 2020.
WILLIAMSON, Ben; EYNON, Rebecca; POTTER, John. Pandemic Politics, Pedagogies And Practices: Digital Technologies And Distance Education During The Coronavirus Emergency. Learning, Media and Technology. Vol. 45, n. 2, p. 107–114, 2020.
YIN, Robert K. Estudo De Caso: Planejamento E Métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.