A Educação Profissional e Tecnológica na 20ª CRE:

o impacto das metodologias de ensino implementadas durante a pandemia de COVID-19.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16481

Palavras-chave:

EPT, Ensino Remoto Emergencial, Pandemia de COVID-19, 20ª CRE

Resumo

Durante os anos de 2020 e 2021, auge da pandemia de COVID-19 no Brasil, o ensino passou por diversas mudanças. Por isso, esta pesquisa, desenvolvida junto ao PPGEPT/UFSM na forma de dissertação de mestrado, teve como objetivo avaliar as metodologias de ensino aplicadas, naquele período, aos cursos de EPT ofertados por escolas estaduais da 20ª Coordenadoria Regional de Educação em Palmeira das Missões/RS. Para tanto, realizou-se um estudo de caso, que permitiu analisar como professores e alunos enfrentaram as alterações na rotina de ensino. A pesquisa apontou erros e acertos na aplicação dos diferentes métodos e traz sugestões de melhoria no processo educacional em situação de crise sanitária ou outros problemas que necessitem de planejamento emergencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eno Renato Geiss, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria - Universidade Federal de Santa Maria

Eno Renato é docente na área de informática com Bacharel em Sistemas de Informação, Pós Graduação em Educação Profissional e Interdisciplinar com Especialização na área de Informática na Educação. Possui conhecimentos em Gameficação, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (Moodle), Google for Education, HMTL 5 e Robótica Educacional. Já coordenou projetos do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) nas escolas estaduais vinculadas a 20ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação) da SEDUC - RS (Secretaria Estadual de Educação). Atualmente é mestrando em Educação Profissional e Tecnológica PPGEPT na UFSM. A experiência do profissional já resultou em publicações de trabalhos, artigos, posters e livros da área.

Leila Maria Araújo Santos, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria - Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria.Atua no Programa Especial de Graduação para EPT (PEG) e no Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT), e é líder do grupo de pesquisa Metodologias Ativas para EPT, desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de Metodologias Ativas no Ensino, Praticas Inovadoras de ensino, Tecnologias Educacionais e Educação Profissional e Tecnológica.

Melina de Azevedo Mello, Colégio Técnico Industrial - Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciências - área de concentração Química Inorgânica - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2015), possui Mestrado em Química (Química Inorgânica, 2011) pela mesma universidade. Formada em Química Industrial (UFSM, 2009) e Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (UFSM, 2013). De Abril a Setembro de 2012 atuou em projeto de pesquisa na Freie Universität Berlin (Berlim, Alemanha) via programa Probral. Atualmente é docente permanente do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM/UFSM), atuando no ensino de Química para a educação profissional e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT).

Referências

AMORIM, Americo Nobre. Educação Infantil, Ensino Fundamental, Escribo Play, Pesquisas Em Educação. Agosto 21, 2020. Disponível em: <https://escribo.com/tag/covid-19/>. Acesso em 26/05/2023.

BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: Personalização E Tecnologia Na Educação. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello (orgs.). Porto Alegre: Penso, 2015, p. 47-65.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BEHAR, Patrícia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação à Distância. 2020. Disponível em <https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/trabalho-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/>. Acesso em: 12/08/2020.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa Em Educação: Uma Introdução À Teoria E Aos Métodos. 12.ed. Porto: Porto, 2003.

CARMO, Jogelci. Educação em Revista. 20ª CRE - Palmeira das Missões – RS. Ano I – Edição 01 – dezembro de 2018. Páginas 4-5.

CASTAMAN, Ana Sara; RODRIGUES, Ricardo Antonio. Educação a Distância na crise COVID - 19: Um Relato De Experiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, e180963699, 2020.

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa De Marketing. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MORAN, José. Metodologias Ativas Para Uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por Um Novo Conceito E Paradigma De Educação Digital Onlife. Revista UFG, v. 20, 2020.

MOURA, Mary Jones Ferreira. O Ensino De História E As Novas Tecnologias: Da Reflexão À Ação Pedagógica. In: ANPUH, XXV Simpósio Nacional de História, Fortaleza, 2009.

REIS, Carlos Eduardo dos. Ensino De História: Comendo Pó De Giz E Arrotando Microship. In: ANPUH, XXIII Simpósio Nacional de História, Londrina, 2005.

SALMON, Gilly. E-Moderating. The Key to Teaching and Learning Online. London: Kogan Page, 2000.

SUNAGA, Alexandre; CARVALHO, Camila Silva de. As Tecnologias Digitais No Ensino Híbrido. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi;

TREVISANI, Fernando de Mello (orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015, p. 67-80.

UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. COVID-19 Educational Disruption and Response. UNESCO Website [22/05/2020]. Disponível em: <http://abre.ai/bgvO>. Acesso em: maio de 2020.

WILLIAMSON, Ben; EYNON, Rebecca; POTTER, John. Pandemic Politics, Pedagogies And Practices: Digital Technologies And Distance Education During The Coronavirus Emergency. Learning, Media and Technology. Vol. 45, n. 2, p. 107–114, 2020.

YIN, Robert K. Estudo De Caso: Planejamento E Métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

08.09.2025

Como Citar

GEISS, Eno Renato; SANTOS, Leila Maria Araújo; MELLO, Melina de Azevedo. A Educação Profissional e Tecnológica na 20ª CRE: : o impacto das metodologias de ensino implementadas durante a pandemia de COVID-19. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e16481, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16481. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16481. Acesso em: 29 set. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.