Aplicando a Teoria da Aprendizagem Experiencial e o Videoprocesso na Educação Profissional Técnica em Química
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16460Palavras-chave:
Educação Profissional Técnica, Ensino de Química, Aprendizagem Experiencial, Produção de vídeo, Laboratório escolarResumo
Relatamos um estudo que pesquisou como o uso da Teoria da Aprendizagem Experiencial e da Produção de vídeo (videoprocesso) contribuem para a aprendizagem no contexto da Educação Profissional Técnica em Química. Observamos uma turma do ensino remoto emergencial e, um ano depois, uma do ensino presencial, realizarem a mesma tarefa de produção de um vídeo didático abordando o conteúdo de uma disciplina de laboratório. Esta atividade foi planejada com base no Ciclo de Aprendizagem de Kolb. Verificamos diferenças no processo de aprendizagem das duas turmas, que foi influenciado pelo ambiente, pelo contexto e oportunidades diversas que ambas receberam. No entanto, a maioria dos(as) estudantes relatou perceber benefícios na aprendizagem pela forma como foi proposta a tarefa
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Acesso em: 16 nov. 2023.
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